Sustentabilidade - Apple - Maça verde?
O post Sustentabilidade de ontem está aí, muito atrasado, mas chegou! Quero discutir com você uma notícia do CIO Journal, blog do Wall Street Journal, sobre o certificado ambiental dos produtos Apple.
O Electronic Product Environmental Assessment Tool (EPEAT), grupo que determina padrões ambientais para produtos eletrônicos, vai remover os aparelhos da Apple de sua lista de produtos verdes.
O Electronic Product Environmental Assessment Tool (EPEAT), grupo que determina padrões ambientais para produtos eletrônicos, vai remover os aparelhos da Apple de sua lista de produtos verdes.
O direcionamento dos designs da Apple não atendem às exigências da EPEAT e, por isso, a empresa não quer mais que seus produtos sejam medidos por esses padrões. O ponto é que os produtos devem ser facilmente desmontáveis para reciclagem.
No MacBook Pro com Retina Display, por exemplo, que já não tem o certificado da EPEAT, a bateria e o vidro do display são colados no case. Dessa forma, nem o case, nem a bateria podem ser reciclados.
É um certificado importante pois, empresas como a Ford e o HSBC e muitas instituições educacionais exigem que seus computadores sejam de fontes certificadas pelo EPEAT. Em 2010 cerca de 222 universidades americanas exigiram o certificado para compra de equipamentos eletrônicos. Essas instituições correspondem a cerca 10 a 15% da receita da Apple.
Nesse momento em que o mundo volta os olhos para a questão ambiental, a retirada do selo verde dos produtos da marca requer muita coragem.
Será que os designers da Apple não conseguiriam encontrar uma solução que mantivesse o design do produto e garantisse a certificação?











3 comentários :
Engraçado, vi a notícia mas só agora que leio pra entender. Realmente mta coragem da Apple, tendo em vista a questão ecônomica, porém, acredito que exista mais coisas por trás disto aí. Não acredito que por conta do design de um produto, uma empresa abra mão de cerca de 10% de sua receita.
Acredito também que os designers tem condições de reverter a situação sem perder a identidade dos produtos, afina, design também não é solução de problemas?
Li também que eles devem criar algum selo próprio com seus próprios parâmetros. Mas isso é visto como "greenwash", parece "verde", parece sustentável, mas não é! O ideal é que as empresas tenham certificados de outras instituições que sejam ligadas às questões ambientais.Lembra daquele selo na resma de papel que eu postei no Instagram @dinhodelima? Mesmo caso agora. Mas fiquei mesmo pensando: 10% da minha receita é muito, imagina da Apple.... kkkkkk
Lembro sim! Dá uma olha no twitter @marcelocstac, dá pra fazer um update deste post.
Postar um comentário