Sustentabilidade - Tecnologia e Energia Solar


A tecnologia está aprendendo a caminhar ao lado da sustentabilidade. A cada dia surgem novas opções de usar todas as facilidades da vida moderna, sem degradar o meio ambiente. Uma área promissora nessa questão é o uso de energias limpas: solar, eólica, biogás e biocombustíveis. 

A energia solar é obtida através da transformação da energia luminosa do sol em eletricidade por um dispositivo eletrônico, a célula fotovoltaica. Em Israel, aproximadamente 70% das residências possuem coletores solares, outros países com destaque na utilização da energia solar são os Estados Unidos, Alemanha, Japão e Indonésia.



No Brasil, a utilização de energia solar está aumentando de forma significativa, principalmente o coletor solar destinado para aquecimento de água. Esse tipo de energia ainda é pouco utilizado, pois os custos financeiros para a obtenção de energia são muito elevados, não sendo viável economicamente. Necessita de pesquisas e maior desenvolvimento tecnológico para aumentar sua eficiência e baratear seus custos de instalação.



Um exemplo prático e criativo do uso da energia solar é a "Soft Rockers".



Uma cadeira desenvolvida por Sheila Kennedy, professora de Prática da Arquitetura do Massachussets Institute of Technology (MIT) e sua equipe, que permite aos usuários usar seus smartphones e tablets ao ar livre, sem se preocupar com energia.

A cadeira conta com uma série de painéis capazes de captar a energia solar. Através de portas USB é possível recarregar até três dispositivos ao mesmo tempo. Sensores externos permitem que a cadeira possa girar de acordo com a posição do Sol e se posicionar para captar a energia de forma mais eficiente. A energia captada ainda pode ser armazenada para poder usá-la à noite.

Depois dos acidentes nas Usinas Nucleares no Japão está na hora de repensar nossas fontes de energia. Já pensou viver sem energia elétrica?

"A natureza pode suprir todas as necessidades do homem, menos a sua ganância" (Gandhi)



3 comentários :

ah, esqueci de agradecer a @dinhodelima pela sugestão... valeu!

14 de junho de 2011 às 18:29 comment-delete

Por nada, por nada, rs! Quado será que isso chega no Brasil hein?

16 de junho de 2011 às 11:35 comment-delete

Ideias como essa fazem a diferença, me pergunto, pq não se investe mais nisso?

Anônimo
16 de junho de 2011 às 11:36 comment-delete

Postar um comentário