Press Start - Rayman Origins, relaxe e curta!

Tenho a ousadia e a cara de pau de invadir o espaço do @samuelsmendes pra falar das minhas primeiras experiências com um jogo sensacional, Rayman - Origins. Relaxe e curta =)


Começo trazendo a história do jogo ou já pulo pra parte "rasgação de seda" e "elogios mode on"? Nada disso, prefiro começar dizendo que não farei uma análise do game, isso é fácil de encontrar na IGN, no Gamespot ou nos posts do Samuel, eles sim são gabaritados pra fazer reviews e análises bem fundamentadas.

Eu quero apenas falar da emoção de um gamer que sempre curtiu muito os jogos de plataforma e ficou bem impressionado ao se aventurar em Rayman - Origins!


Quando criança, ganhei e joguei muito Super Nintendo. E o primeiro jogo que joguei, não foi o Mario, foi Contra. Como era dificil hein? Fui iniciado logo em um dos jogos mais dificies já criados. Óbvio, minha jogatina de Contra não durou muito tempo!

Daí, mergulhei em Super Mario World, e tinha que mergulhar de cabeça mesmo, pois o cartucho que veio com o meu console não salvava as fases (seria aí uma pirataria descarada?), o que me fazia jogar Mario World até a exaustão.

Todo esse empenho me fez gostar muito de jogos de plataforma. Outros títulos foram chegando, O Máscara, Alladin, Mickey Mouse e claro, Donkey kong. Como curti esse tempo... eram horas me divertindo e quebrando a cabeça.

Daí, o tempo foi passando, fui crescendo, ficando mais chato, outras prioridades chegando e meu SNES ficou esquecido. Passei cerca de 8 anos sem jogar nenhum tipo de game, dá pra acreditar? pois é, e nem sei o porque. Até que em 2011 eu resolvo me aventurar mais uma vez neste mundo...



Não vou explicar agora o porque, mais o console que escolhi comprar foi o Xbox 360. E os primeiros jogos (exceto os do Kinect) foram Call of Duty: Black Ops, Dante's Inferno e Gears of War 1 e 2.

Me divirto muito com estes títulos, mas sempre achava que faltava algo e que eu não sabia o que era. Até que ouvi o MRG 160 de games e minha cabeça explodiu! Os jogos de plataformas estavam faltando, foi tanto tempo sem jogar que cheguei até a esquecer da existência de algo que me divertia tanto, e não só isso, me fazia pensar e estimular um raciocínio veloz.



Nesse MRG eles falam justamente de Rayman - Origins, fiquei tão empolgado com a oportunidade de jogar um bom jogo de plataforma no Xbox, que fui logo comprar o meu! Que grata surpresa, o jogo é um retorno a épocas de outrora... muito bom!
Quem é gamer a muito tempo, quem teve Playstation 1 já deve ter jogado o primeiro ou o segundo jogo da série, e não vai se arrepender em nada quando ver Rayman - Origins rodando nos consoles atuais.


Rayman - Origins dá um show de design e arte. Todo selementos dentro do jogo tem um significado, nada está lá sem sentido, tudo tem uma função. Sons, cores, texturas, tudo sicronizado pra fazer o jogador experimentar uma sensação de imerção impressionante. E tem mais, tudo numa plataforma 2D (ou um 2D 3D interpolado, nem sei direito)!
Ao colocar o game no console a reação que tive foi, "Caramba, eu não fui enganado, é realmente espetacular". Fiquei por alguns minutos apenas  passando pelos intens do Menu principal e fazendo música com eles. Pois é, música, tudo é sonoro e nada fica solto, fora do contexto.

No jogo você tem, basicamente, que salvar a Glade dos Sonhos (o mundo que vive Rayman) do Darktoons, Electoons transformados em seres maus que agora infectam o mundo de Rayman. Simples? Apenas ao ler esse texto, na hora do "vamo ver" muita estratégia precisa ser feita, a escolha do personagem certo pra jogar é essencial. Você fica imerso no ambiente, pois todo o cenário é vivo, se move e interage com você. O que torna a jogabilidade muito mais interessante e divertida.

Não há quem não vá gostar de Rayman - Origins. É um prato cheios para os músicos, a trilha empolga, traz suspense, recompensa e faz vibrar. E para os desiners, ilustradores, cartunistas então? Como eu já disse, um show de arte e beleza até nos menores detalhes, aqueles que até em jogos AAA (os topo de linha de tecnologia) passam despercebidos. Em Rayman esses detalhes fazem a diferença e são notados porque são belos.

Iniciei a jogatina sozinho, mas to muito afim de jogar com os amigos pra experimentar algo que é tão aclamado em Rayman - Origins, o multplayer local. Dá pra jogar com até 4 players e deve realmente deixar a experiência mais divertida!

Você ainda não tá tão convencido? Gosta e precisa da opinião mais crítica? então vou lhe contar. Rayman - Origins foi lançado em Novembro de 2011 para Playstation 3, Playstations Vita, Wii, PC, Nintendo 3DS e Xbox 360.

Ganhou nota 9.5/10 da Nitendo Power e o título de "Obra-prima de plataformas". A IGN também deu nota 9.5 e disse que "Rayman Origins é a plataforma mais bonita desta geração e também a mais divertida".
A 1UP.com disse que era "o melhor jogo de plataformas em 2D não chamado Mario", a Gamespot deu a Rayman - Origins o prêmio de melhor jogo de plataforma de 2011. Isso tudo entre outros elogios que não vou citar por aqui, o post ficaria muito maior do que já está, rs!

Enfim, fica aqui o meu registro, envelopado em elogios, de um jogo que estou gostando muito de experimentar e que, com certeza, fará parte da lista de games que irei jogar com meus filhos!

Já tem lugar de honra na minha estante, quando você jogar, vai fazer parte da sua também. "Go Rayman, go"!

Pra esquentar, confere aí algumas imagens e uma gameplay que rolou na E3 2011:






2 comentários :

massa!

26 de junho de 2012 às 12:44 comment-delete

 O jogo é mto legal mesmo!

dinhodelima
26 de junho de 2012 às 13:55 comment-delete

Postar um comentário