Cinema e Cia - Tintim

Hoje vamos encarar uma aventura com o jornalista topetudo – Tintim



Tintim se tornou famoso pela série animada da década de 90, que no Brasil, foi exibida pela saudosa TV cultura. Dona de um charme todo especial e de histórias envolventes, o desenho de Tintim se popularizou e se tornou um dos mais adorados da época. O que muitos não sabem é que a história desse jornalista e seu cãozinho Milu, foram adaptadas das HQs de Hergé, que eternizou o personagem Tintim no mundo inteiro, e tendo a HQ traduzida para vários países.

Pois bem, Steven Spielberg tinha paixão declarada pelo personagem e uma vontade enorme de trazê-lo para as telonas, e junto com alguns outros apaixonados pela série, ele conseguiu, ao lado dos roteiristas super competentes Steven Moffat  e Edgar Wright “responsáveis por obras como Doctor Who e Scott Pilgrin”, e Peter Jackson   (O Senhor dos Anéis) na produção, Spielberg conseguiu adaptar de forma memorável a história do Tintim.

O respeito tido pela animação dos anos 90 e pela obra de Hergé em si foi fantástico, no início do filme inclusive há uma brincadeira, onde se faz alusão a série. Os fãs vão poder perceber e se divertir com essas sutilezas que estão por todo o longa, cheios de menções e algo que te faz relembrar com saudosismo o tempo da TV cultura. Palmas para o trabalho de dublagem brasileiro, que aumenta ainda mais esse clima nostálgico tendo todo o cuidado de trazer os dubladores originais do desenho dos anos 90. É um show de nostalgia.

Claro que há elementos novos, o gráfico é um deles. Todo o longa é na base de captura de movimentos, trazendo traços um pouco mais reais para os personagens. A animação faz alusão á duas histórias de Tintim : O Caranguejo das tenazes de ouro e O Mistério do Licorne.

O filme é divertidíssimo e cheio de ação, são raras as cenas que você  pode parar pra respirar, muita correria, cenários diversos, perseguições, bem ao estilo de Tintim. O trio principal é muito bem retratado, o jornalista Tintim e o esperto cãozinho Milu estão perfeitos, além do capitão Haddock que está com um ar de beberrão muito além do que eu me lembrava , mas divertido como sempre. Ainda temos os dois policiais trapalhões Dupont e Dupond e várias outras referências de personagens, tudo perfeitamente retratado.

É ótimo que as novas gerações possam conhecer esse desenho, e é ótimo que possamos ir ao cinema e nos deliciarmos com a nostalgia proporcionada por esse longa. Tintim é um personagem fantástico e está entre as minhas séries animadas preferidas, vale a pena conferir!















0 comentários :

Postar um comentário