Sustentabilidade - Projeto Navega Recife
Olha aí, galera de Recife que está cansada desse trânsito insustentável da Veneza Brasileira, vai entender que esse título vai finalmente fazer sentido. MAS, não serão gôndolas passeando romanticamente pela cidade... rsrs É só uma forma de amenizar o acesso a alguns pontos do Recife.
O Programa de Navegabilidade dos Rios Capibaribe e Beberibe orçado em R$ 398 milhões. A ideia é aproveitar a calha dos rios para a implantação de um sistema integrado de transporte de passageiros, que utilize embarcações adequadas ao transporte de massa. Um estudo orientado será feito para a localização de estações de embarque e desembarque de passageiros, para o transbordo e a integração com o sistema de transporte urbano existente. As Rotas previstas são o corredor Fluvial Oeste - BR 101/ Centro, o Corredor Fluvial Norte - Centro/ Olinda e o Corredor Fluvial Sul - Centro/ Boa Viagem.
Confira o vídeo que ilustra como isso vai funcionar.
O projeto tem a cara da sustentabilidade por vários pontos que englobam economia, sociedade e a questão ambiental que são os três pilares da sustentabilidade:
- Mais uma opção para o transporte coletivo, diminuindo o número de carros na cidade (já não cabe mais mesmo!)
- Integração com outros meios de transporte como ônibus e bicicletário o que diminui o custo da viagem.
- Acessibilidade
- A questão turística também agrega valor econômico e sentimental ao uso dos rios, fazendo valer o título de Veneza Brasileira.
- Outro ponto importante é que se o rio vai ser usado para transporte, vão se preocupar mais com preservação, assoriamento, despejo de esgoto essas coisas que ninguém liga porque ninguém via de perto como é.
Se vai amenizar o trânsito, eu não sei. O que você acha? Mas que é um projeto que vai mudar a cara do transporte público na cidade, isso vai!
3 comentários :
Muito bom o post e o projeto. Vai ser mto bom está na Aurora e ir pelo rio até a Livraria Cultura, rsrs!
hehe, é mesmo Dinho! Ah, eu super apóio a ideia, seria bem legar ficar andando de barco pr ai:)
Seria tão bom que esse projeto saísse. Devia ser prioritário. Só acho que os barcos deviam ser um pouco mais rápidos. Mas estou cético...
Postar um comentário