Cinema e Cia - Uma jornada inesperada!
É, meu amigo, quase 10 anos depois do "Retorno do Rei", os fãs das grandes obras de Tolkien ganham um belo presente, pelas mãos de Peter Jackson: O Hobbit!
Acredito que não seja preciso comentar quão grande era a expectativa para ver no cinema a principal aventura do Sr. Bilbo Bolseiro. Foram quase 10 anos esperando, com muita ansiedade, o momento de assistir aquilo que outrora eu tinha lido e me encantado. Cheguei até a comentar que estava me sentindo como no ano que fui assistir o primeiro filme do Homem-Aranha de Sam Raimi (frio na barriga, alta expectativa, uma vibração que não permitia discrição e nem quietude, rs).
Ingresso em mãos, correria no trânsito pra chegar o quanto antes no cinema e cerca de 2:20h antes do inicio do filme, eu e mais 3 amigos já estávamos lá na fila, muitos outros também já estavam lá...
Após um alarme falso de abertura da sala, o que me deixou com o coração na mão, entramos, nos acomodamos e aí foi só esperar... "Sim, mas e o filme?" Você deve tá se perguntando. Vou contar!
Não sou crítico de cinema e nem estudante da área. Não conheço os termos técnicos nem sei analisar se a fotografia ficou bem iluminada, encaixada e blá blá blá. Também fiz questão de não ler nenhuma outra resenha antes de escrever esse post. O fato é, sou fã e, cara... QUE FILME!
Adaptação perfeita de Peter Jackson, uma preocupação louvável com aqueles que entrarão no universo de Tolkien através do Hobbit, isso sem deixar desamparado o fã que já decorou até Silmarillion. Toda a adaptação foi feita de forma agregadora, pra não deixar ninguém de fora. Tanto que entre os amigos que me acompanharam, havia um que não parava de chamar de Gandalf de Dumbledore (blasfêmia, eu sei. rs) e nem lembrava quem era Bilbo. Ou seja, totalmente perdido.
Daí você me pergunta se ele curtiu e eu digo, curtiu e muito. Deu risada, se segurou na cadeira nas partes mais frenéticas e até se emocionou.
É redundante falar da dinâmica dessa aventura, do visual do Condado e da Terra Média nessa época, Tolkien sempre deixou em seus livros muitas possibilidades de exploração visual, e Peter Jackson consegue interpretá-las muito bem. A trilha sonora cara? Deslumbratemente vibrante, Howard Shore não decepciona mesmo! E os anões cantando "Misty Mountains"? Demais velho, massa demais. É de ficar colado na cadeira sem saber se canta junto ou se apenas ouve uma bela canção em tons graves e vozes perfeitamente divididas.
O avanço tecnológico dos anos 2000 pra cá, possibilitaram Peter Jackson criar um visual ainda mais realístico da Terra Média. Smeagol também está muito melhor, mais fluído.
Smaug, o dragão, é um espetáculo a parte, mesmo mostrando apenas algumas partes da fera, você consegue imergir bem e sentir que não se tratar de um simples dragão (facilmente derrotado em Skyrim, ui!), mas sim uma ameaça real e digna de temor.
Particulamente, eu não curto muito filmes 3D, pra quem usa óculos o incomodo é muito grande, e no meu caso foi um desespero passar cerda de 2:40h com dois óculos no rosto. Porém, para quem não tem problema algum com filmes 3D vai curtir bastante assistir O Hobbit neste formato.
Tudo muito bem feito, profundidade, 'coisinhas' na sua cara, sombras, disposição dos elementos na cena, tudo muito bem pensado e executado no 3D, não há arrempendimentos.
No geral é isso, acertaram mais uma vez e não há decepções! Exceto claro, se você antes de ver o filme, ler o livro na fila do cinema apenas pra tentar achar erros na adaptação. Aí cara, só uma solução, vai se tratar!
Vibre, fique tenso, sorria, se emocione, vá ver O Hobbit e saia da sessão mais uma vez ansioso, aguardando a segunda parte dessa aventura!
E para comprovar o que estou dizendo, segue as impressões de alguns amigos que já viram o filme:
________________________________________________________________________________
"Como em todo fã, já havia em mim uma super expectativa sobre O HOBBIT e realmente o filme foi como eu esperava. Não cheio de batalhas sensacionais, mas com uma riqueza de fatores que só O Hobbit poderia proporcionar.
De tudo que o filme nos ofereceu na noite de ontem eu fiquei muito feliz com a trilha sonora, que é fantástica, como já era de se esperar de Howard Shore (compositor do filme) e em especial a cena quando os anões, juntos na casa de Bilbo, sob a luz da lua e de uma lareira, cantam"Misty Mountains". Uma cena que me deixou muito feliz logo no comecinho mostrando o quanto O Hobbit seria especial.
Enfim depois de ter assistido esse clássico eu estou mais empolgado ainda para os próximos títulos da aventura de Bilbo e seus amigos."
@masterfranca
________________________________________________________________________________
"O filme tem um ar mais leve e divertido, muito mais humor. O Hobbit é um filme de aventura não de ação. A técnica do filme está perfeita, o 3D bem usado (apesar de eu preferir 2d) e por vezes você se sente quase que invadindo o ambiente da aventura.
É bom rever velhos personagens e cenários novamente. O ator que fez Bilbo foi sensacional. Mais uma vez Peter Jackson fez um exímio trabalho!"
@rafamelohp
________________________________________________________________________________
Pra quem não assistiu ainda ou pra quem quer rever, segue uma das cenas comentadas nesse post. Os anões cantando "Misty Mountains".
0 comentários :
Postar um comentário