InspirArte - Tim Burton


Fala galera, depois de mais uma semana ausente (minha internet anda de greve aqui em casa), estou de volta pra começarmos mais uma semana bem inspiradora! E hoje vou falar de um cara que vive, digamos, em um universo paralelo. Seu nome? Timothy William Burton, ou simplesmente, Tim Burton. Vamos nessa?

Com filmes beirando a bizarrice, personagens "esquisitos", cenários bem peculiares e tons geralmente muito fortes variando do mais escuro ao mais vibrante, o mundo de Tim Burton, é o que poderia se chamar de universo particular.

Na sua infância, considerada bastante difícil, utilizava dos livros e filmes trash para fugir da realidade em que vivia, e isso, mais tarde, foi de forte influência no seu trabalho como cineasta.
O que talvez pouca gente saiba, é que após o colegial, Burton recebeu uma bolsa da Disney para estudar Animação. Após três anos, foi contratado como aprendiz de animador. Com certa liberdade para criar, Burton lançou alguns curta-metragens e foi pelo curta Frankeenwenie que foi demitido pela Walt Disney Studios.

A partir do filme Os Fantasmas se divertem, onde se pode notar a maior peculiaridade do trabalho de Tim -  a bizarrice somada ao humor - ganhou destaque e também um convite para dirigir uma superprodução: Batman, que anos mais tarde teria uma continuação onde Burton também assinaria a direção . Tendo sua carreira em boa fase, aproveitou para lançar o projeto Edward Mãos de Tesoura, convidando para protagonizá-lo o ator Johnny Depp, com quem viria a trabalhar muitas outras vezes.

Tim Burton não resumiu seu trabalho ao cinema. Criou muitas ilustrações (algumas delas, esboços para projetos próprios, outras dispensadas na época em que trabalhou na Disney), livros de poesias, tirinhas e até um livro com as ilustrações que criou a partir dos seus trabalhos, tanto os lançados, quanto não.
Ao contrário da maioria das pessoas, eu não vejo "loucura" nas obras do Tim Burton. Pelo contrário, vejo uma originalidade e uma liberdade pra criar impressionantes!

Os trabalhos dele tem uma coisa que vemos pouco hoje em dia, o traço único e a fuga dos padrões cinematográficos, sem se preocupar muito com o que vão pensar, apenas toma a liberdade da criação e o faz, magistralmente! Sem contar que a parceria entre ele, sua esposa, Helena Bonham Carter e o ator Johnny Depp, é uma das garantias do sucesso dos seus trabalhos. 
Tim provoca uma sensação nos espectadores que poucos conseguem, olhar o trabalho e logo assimilar: "Foi o Tim Burton que fez!" E acho que para um profissional, não há nada melhor do que ter o trabalho reconhecido pelo traço, pelo estilo, sem precisar assinatura, apenas ao olhar, você já identifica!

Mas ok ok, deixando minha tietagem um pouco de lado (sim, sou fã de Tim Burton, nem deu pra notar né?), vou deixar vocês com alguns trabalhos (com foco para as ilustras!) do gênio Tim Burton!


Esse é o Stain boy, o personagem aparece no site do Tim Burton

Livro "The art of Tim Burton" (sonho!)
 
Entrada da exposição das artes de Tim





Esses cartazes são dos personagens principais do filme Dark Shadows (Sombras da noite) que foi lançado recentemente. Os cartazes assim em separado mostram claramente o estilo Tim Burton movies!


E por fim, o cartaz do meu filme favorito do Tim: Alice in Wonderland :D
Dentre todos os cartazes (os últimos filmes dele tiveram essa peculiaridade de ter vários pôsteres, como foi o caso de Dark Shadows mostrado acima), esse é o mais forte em características do Burton!


É isso galera. O que vocês acham do Tim Burton? Louco ou genial? Tem algum filme dele que gostem mais? Vocês podem (e devem!) conferir o site do Tim Burton aqui. É muito legal e interativo, vale a pena conferir!

Espero que tenham curtido o post. Até a próxima e tenham uma ótima semana!

10 comentários :

a palavra certa pra mim seria Louconial pra poder fazer essas obras tem q ser os dois ao mesmo tempo, nao sabia que vc era fã lais kkkk mas tudo bem tbm gosto de um pouco de loucura as vezes kkkkkk

ei, parabéns pelo post ^^ ficou otimo.

6 de agosto de 2012 às 09:57 comment-delete

Louconial é ótimo asuheaheuahe
Sim sou fã de Burton, e muito disso se deve à Etepam e a convivência com algumas pessoas de lá. 
Nem vou falar mais sobre isso pq o post ja ta mt "meloso" uahseuahseuhae
obrigada @twitter-61622739:disqus ;)

6 de agosto de 2012 às 10:08 comment-delete

Tim Burton... é, legal! Não me odeie @laguiiar:twitter =)
Eu curto o trabalho do cara, mesmo ele tendo entrado em um looping eterno, mesmo assim eu gosto!

6 de agosto de 2012 às 10:19 comment-delete

kkkkkkkkk cada um tem sua opinião @twitter-106571060:disqus eu não vou odiar ninguém por isso!

6 de agosto de 2012 às 10:24 comment-delete

 =)

6 de agosto de 2012 às 11:36 comment-delete

Ele
é um gênio, gosto muito dos seus personagens. Parabéns Lais pela matéria, sempre inspirada.

Alexsandra T. M.
7 de agosto de 2012 às 10:06 comment-delete

Obrigada Alexsandra =)

7 de agosto de 2012 às 18:03 comment-delete

Cara eu também gosto muito do Tim Burton, mas já tá ficando repetitivo demais, ele e Johnny Depp. To cansado de ver Johnny Dep no papel de esquisito.

7 de agosto de 2012 às 19:12 comment-delete

 Pois é, mesmo assim, fazem muito bem o que propõe a fazer!

8 de agosto de 2012 às 10:37 comment-delete

Você não é a primeira pessoa que fala isso Rafa kkkkk
mas acho que Johnny desempenha sempre muito bem os personagens, sobretudo, os "esquisitos" :)

8 de agosto de 2012 às 14:08 comment-delete

Postar um comentário