InspirArte - Fenearte 2012
Fala galera, tudo certo? O post de hoje acho que não poderia ser com outro tema: XIII Fenearte, e vim trazer pra vocês um pouco do que está sendo o evento de artesanato mais aguardado de todos os anos aqui em Recife.
A décima terceira edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato teve início sexta-feira passada (dia 6) e vai até o próximo domingo (15). É um dos eventos mais aguardados para o estado pela sua rentabilidade e já consagrada "fama".
Esse ano, assim como muitos outros eventos, a feira está homenageando o centenário de Luiz Gonzaga e logo de cara antes mesmo de entrar no pavilhão do Centro de Convenções você já pode encontrar o Espaço Intervenção Janete Costa e também um projeto com artes com a temática do Luiz Gonzaga em um caminhão próximo à bilheteria. Ainda na entrada encontram-se pessoas com placas possuindo um QR Code com o mapa da feira, o que eu achei muito legal para quem não quiser pegar o bom e velho folder, e também placas com avisos para ligar o bluetooth do celular e obter informações sobre a feira.
Após a entrada no pavilhão, encontra-se a Alameda dos Mestres (adorei esse nome rs) com stands de grandes artistas pernambucanos e suas respectivas artes. Passada a tal alameda, começa a feira em si com todas as suas 30 ruas para se visitar!
Algo muito anunciado esse ano na mídia foi a presença de mais países diferentes na feira, porém chega uma certa hora em que você olha, olha e pensa: cadê? Esse foi o meu pensamento durante muito tempo, por que a grande maioria de artesãos presentes na feira são ainda brasileiros, sobretudo nordestinos. As ruas com os stands internacionais foram deixadas lááá no final, mas vale salientar: não deixem de ver!
Na minha opinião os produtos nacionais a venda na feira estão bem mais do mesmo, muita coisa igual e cara, diga-se de passagem, porém nos stands internacionais é que vem a surpresa, as coisas mais legais e baratas da feira estão lá, por isso se você vai com a intenção de gastar dinheiro mesmo, corra pro fim do Centro de Convenções e aproveite os standes gringos hahaha (em especial os indianos, tem muitas roupas e acessórios bacanas e por um preço ótimo!)
Não posso dizer pra vocês como está o andar de cima do Centro de Convenções, o chamado Mezanino, pois não fui até lá, como só tive tempo de ir ontem, tinha bastante gente e aí já viu né... 
Fora todas as 30 ruas com stands do Brasil e do mundo todo, você encontra dependendo da hora alguns shows, oficinas e até eventos de moda (ligados ao tema da feira).
No mais, é um evento que eu recomendo sim! Tem cultura de todo lugar e é um ótimo evento pra quem gosta de valorizar o artesanato. E se for, vá com roupas e calçados confortáveis por que é pra passar uma tarde inteira andando hehehe (mas tem uns locais pra descanso tá gente? Dá pra tomar aquela água, comer um algodão doce, tomar um café e sem sair da temática da feira, o que é muito legal.)
Fiquem agora com algumas imagens do evento. Espero que tenham gostado do post de hoje que foi bem diferente (muito texto e pouca imagem) e se alguém tiver ido ou estiver afim de ir à feira, comentem aí o que acharam. Até o próximo post!
O famoso Guaraná Jesus hahaha -comprei no stand do Maranhão :)
Camiseta muito legal que comprei pra minha mãe. Feita com garrafas PET, só na sustentabilidade ^^ 
Stand com peças feitas com fitas! Passei mó tempo na frente dele olhando uma bolsa hehe :X
Passarela Fenearte
A programação completa e outros detalhes, vocês conferem aqui!



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 











10 comentários :
Eu fui!e está tudo de bom! :) Fiz um post também no meu blog:lauramferreira.blogspot.com =D
A Fenearte sempre é muito legal, tirandop o número absurdo de pessoas/m², é tudo uma beleza =)
Apenas uma coisa que tenho que comentar, quem foi o responsável pela direção de arte esse ano? O cartaz de divulgação tá de chorar. Impressionante a envergadura do sanfoneiro, acho que os braços dele, juntos, medem uns 3 metros.
"Ah dinho, isso não é importante..." Não é? Digo com firmeza, É sim. Tanto que, uma boa grana deve ter sido gasta pra agência que fez o trabalho. Faltou apenas um capricho e senso de realidade.
Ah, mas o post é sobre o evento... a Fenearte é ótima, vale muito a pena dá uma passada por lá!
Mas esse cartaz viu...
massa Laurinha, vou conferir ^^
Não vou mentir pra tu que eu não tinha olhado por esse lado da disparidade da largura dos braços abertos do sanfoneiro pra o tamanho da sanfona, mas analisando bem.. né que é isso que tu falou mesmo?
Usaram a "sanfona" dos ônibus articulados como mídia de divulgação e eu achei fantástico, entre outras peças, mas realmente a identidade visual desse sentido da sanfona deixou meio a desejar...
O máximo que consegui sobre a direção de arte foi isso aqui: http://pe360graus.globo.com/mercadonoar/mercado-no-ar/agencia/2012/06/27/BLG,12280,47,646,MERCADONOAR,1472-PLANO-ATELIE-PRODUCOES-ASSINAM-FILME-FENEARTE.aspx
E realmente, tirando a quantidade imensa de gente, vale a pena ir :)
Plano B? Poxa, devem ter focado tanto nos outros aspectos da campnha que relaxaram pra parte impressa.
É, pode ser...
Desculpa, mas se importar com uma peça gráfica de uma campanha que tem como foco a 'interação' é querer demais.
Desde o ano passado, com Carol Burgo na direção de arte (esse ano ainda não sei quem foi), que me surpreendo com as 'jogadas' criativas da agência.
Acredito que o cartaz é um extensão pequena de todo o material promocional, e, no final das contas, se adequa ao padrão estrutural de toda a campanha.
Que, por sinal, tá mais simples e modesta que a do ano passado. :/
Não só do ponto de vista estético 'visível' a todo e qualquer bom designer, uma campanha é uma solução de comunicação, passível à erros, complementações e padronagem.
Lembrem disso, Senhores designers! :D
Adoreei Laís :)
Olá Pedro, tudo bem? Me mostra por favor onde dei foco na campanha, por favor. O que fiz foi apenas um comentário relacionado ao que EU VI no ônibus, que é a mesma arte que ilustra o headpost.
Não é uma crítica a Plano B, eu conheço a agência e os ótimos trabalhos dos mesmos. Foi uma crítica ao cartaz, se ele está de acordo com a identidade do projeto, é uma critica a esta identidade. A agência é ótima, mas as vezes não se acerta em tudo. A ideia da utilização da "sanfona" nos ônibus foi muito bvem sacada, mas não precisava expor no cartaz um safoneiro com 3 metros de braços.
A identidade visual deve se adaptar de acordo com a peça que será utilizada. E repito o que eu disse, neste caso especifico, faltou um pouco de capricho na finalização dos pequenos cartazes de divulgação. Cartazes esses que são tão importantes quanto os grandes outdoors e promoviews na TV aberta!
Abs =)
Opa, Dinho.
Entendi seu ponto de vista, mas acho que outro 'formato' para esse layout talvez não fosse bem aproveitado.Mas concordo que talvez tenha faltado capricho na arte-finalização, ou talvez não.Essa vai ser uma dúvida que só será tirada com os diretores de arte e/ou arte finalistas do job.
Abraço.
Postar um comentário