InspirArte - Fenearte 2012



Fala galera, tudo certo? O post de hoje acho que não poderia ser com outro tema: XIII Fenearte, e vim trazer pra vocês um pouco do que está sendo o evento de artesanato mais aguardado de todos os anos aqui em Recife.

A décima terceira edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato teve início sexta-feira passada (dia 6) e vai até o próximo domingo (15). É um dos eventos mais aguardados para o estado pela sua rentabilidade e já consagrada "fama".
Esse ano, assim como muitos outros eventos, a feira está homenageando o centenário de Luiz Gonzaga e logo de cara antes mesmo de entrar no pavilhão do Centro de Convenções você já pode encontrar o Espaço Intervenção Janete Costa e também um projeto com artes com a temática do Luiz Gonzaga em um caminhão próximo à bilheteria. Ainda na entrada encontram-se pessoas com placas possuindo um QR Code com o mapa da feira, o que eu achei muito legal para quem não quiser pegar o bom e velho folder, e também placas com avisos para ligar o bluetooth do celular e obter informações sobre a feira.

Após a entrada no pavilhão, encontra-se a Alameda dos Mestres (adorei esse nome rs) com stands de grandes artistas pernambucanos e suas respectivas artes. Passada a tal alameda, começa a feira em si com todas as suas 30 ruas para se visitar!

Algo muito anunciado esse ano na mídia foi a presença de mais países diferentes na feira, porém chega uma certa hora em que você olha, olha e pensa: cadê? Esse foi o meu pensamento durante muito tempo, por que a grande maioria de artesãos presentes na feira são ainda brasileiros, sobretudo nordestinos. As ruas com os stands internacionais foram deixadas lááá no final, mas vale salientar: não deixem de ver!
Na minha opinião os produtos nacionais a venda na feira estão bem mais do mesmo, muita coisa igual e cara, diga-se de passagem, porém nos stands internacionais é que vem a surpresa, as coisas mais legais e baratas da feira estão lá, por isso se você vai com a intenção de gastar dinheiro mesmo, corra pro fim do Centro de Convenções e aproveite os standes gringos hahaha (em especial os indianos, tem muitas roupas e acessórios bacanas e por um preço ótimo!)

Não posso dizer pra vocês como está o andar de cima do Centro de Convenções, o chamado Mezanino, pois não fui até lá, como só tive tempo de ir ontem, tinha bastante gente e aí já viu né... 
Fora todas as 30 ruas com stands do Brasil e do mundo todo, você encontra dependendo da hora alguns shows, oficinas e até eventos de moda (ligados ao tema da feira).

No mais, é um evento que eu recomendo sim! Tem cultura de todo lugar e é um ótimo evento pra quem gosta de valorizar o artesanato. E se for, vá com roupas e calçados confortáveis por que é pra passar uma tarde inteira andando hehehe (mas tem uns locais pra descanso tá gente? Dá pra tomar aquela água, comer um algodão doce, tomar um café e sem sair da temática da feira, o que é muito legal.)

Fiquem agora com algumas imagens do evento. Espero que tenham gostado do post de hoje que foi bem diferente (muito texto e pouca imagem) e se alguém tiver ido ou estiver afim de ir à feira, comentem aí o que acharam. Até o próximo post!


O famoso Guaraná Jesus hahaha -comprei no stand do Maranhão :)


Camiseta muito legal que comprei pra minha mãe. Feita com garrafas PET, só na sustentabilidade ^^ 


Stand com peças feitas com fitas! Passei mó tempo na frente dele olhando uma bolsa hehe :X


Passarela Fenearte


A programação completa e outros detalhes, vocês conferem aqui!

10 comentários :

Eu fui!e está tudo de bom! :) Fiz um post também no meu blog:lauramferreira.blogspot.com =D

Laura Ferreira
9 de julho de 2012 às 10:01 comment-delete

A Fenearte sempre é muito legal, tirandop o número absurdo de pessoas/m², é tudo uma beleza =)
Apenas uma coisa que tenho que comentar, quem foi o responsável pela direção de arte esse ano? O cartaz de divulgação tá de chorar. Impressionante a envergadura do sanfoneiro, acho que os braços dele, juntos, medem uns 3 metros.
"Ah dinho, isso não é importante..." Não é? Digo com firmeza, É sim. Tanto que, uma boa grana deve ter sido gasta pra agência que fez o trabalho. Faltou apenas um capricho e senso de realidade.

Ah, mas o post é sobre o evento... a Fenearte é ótima, vale muito a pena dá uma passada por lá!

Mas esse cartaz viu...

9 de julho de 2012 às 10:15 comment-delete

massa Laurinha, vou conferir ^^

Laís Aguiar
9 de julho de 2012 às 12:23 comment-delete

Não vou mentir pra tu que eu não tinha olhado por esse lado da disparidade da largura dos braços abertos do sanfoneiro pra o tamanho da sanfona, mas analisando bem.. né que é isso que tu falou mesmo?
Usaram a "sanfona" dos ônibus articulados como mídia de divulgação e eu achei fantástico, entre outras peças, mas realmente a identidade visual desse sentido da sanfona deixou meio a desejar...
O máximo que consegui sobre a direção de arte foi isso aqui: http://pe360graus.globo.com/mercadonoar/mercado-no-ar/agencia/2012/06/27/BLG,12280,47,646,MERCADONOAR,1472-PLANO-ATELIE-PRODUCOES-ASSINAM-FILME-FENEARTE.aspx

E realmente, tirando a quantidade imensa de gente, vale a pena ir :)

Laís Aguiar
9 de julho de 2012 às 12:31 comment-delete

 Plano B? Poxa, devem ter focado tanto nos outros aspectos da campnha que relaxaram pra parte impressa.

9 de julho de 2012 às 13:02 comment-delete

É, pode ser...

Laís Aguiar
9 de julho de 2012 às 13:33 comment-delete

Desculpa, mas se importar com uma peça gráfica de uma campanha que tem como foco a 'interação' é querer demais.

Desde o ano passado, com Carol Burgo na direção de arte (esse ano ainda não sei quem foi), que me surpreendo com as 'jogadas' criativas da agência.
Acredito que o cartaz é um extensão pequena de todo o material promocional, e, no final das contas, se adequa ao padrão estrutural de toda a campanha.
Que, por sinal, tá mais simples e modesta que a do ano passado. :/
Não só do ponto de vista estético 'visível' a todo e qualquer bom designer, uma campanha é uma solução de comunicação, passível à erros, complementações e padronagem.
Lembrem disso, Senhores designers! :D

9 de julho de 2012 às 13:55 comment-delete

Adoreei Laís :)

9 de julho de 2012 às 14:31 comment-delete

Olá Pedro, tudo bem? Me mostra por favor onde dei foco na campanha, por favor. O que fiz foi apenas um comentário relacionado ao que EU VI no ônibus, que é a mesma arte que ilustra o headpost.

Não é uma crítica a Plano B, eu conheço a agência e os ótimos trabalhos dos mesmos. Foi uma crítica ao cartaz, se ele está de acordo com a identidade do projeto, é uma critica a esta identidade. A agência é ótima, mas as vezes não se acerta em tudo. A ideia da utilização da "sanfona" nos ônibus foi muito bvem sacada, mas não precisava expor no cartaz um safoneiro com 3 metros de braços.

A identidade visual deve se adaptar de acordo com a peça que será utilizada. E repito o que eu disse, neste caso especifico, faltou um pouco de capricho na finalização dos pequenos cartazes de divulgação. Cartazes esses que são tão importantes quanto os grandes outdoors e promoviews na TV aberta!

Abs =)

9 de julho de 2012 às 14:31 comment-delete

Opa, Dinho.
Entendi seu ponto de vista, mas acho que outro 'formato' para esse layout talvez não fosse bem aproveitado.Mas concordo que talvez tenha faltado capricho na arte-finalização, ou talvez não.Essa vai ser uma dúvida que só será tirada com os diretores de arte e/ou arte finalistas do job.
Abraço.

18 de julho de 2012 às 15:07 comment-delete

Postar um comentário