Cinema e Cia - Homem Aranha

E hoje vamos confirmar se as expectativas eram verdadeiras. Isso mesmo, vamos falar de  - O Espetacular Homem Aranha!



Peço desculpas pelo atraso no post, mas foi por uma boa causa. Ontem fomos novamente convidados por Kelmer Luciano para a pré estreia de O Espetacular Homem Aranha. Claro que nossa equipe foi conferir de perto essa estreia! E como era de se esperar, havia muita expectativa quanto ao filme, muitos cosplayers do universo do aracnídeo lotaram o hall do cinema, houve também uma exibição com as HQs históricas do Aranha e som ambiente com as músicas dos seriados mais antigos. As crianças se divertiam ao ver seus personagens favoritos em carne e osso, e foi nesse clima que entramos na sala para conferir o recomeço do cabeça de teia nas telonas

O principal questionamento sobre esse filme era se seria realmente necessário um reboot agora, porque recomeçar uma história e uma saga que ainda está tão fresca na mente dos espectadores? E de antemão posso dizer que este filme não é tão marcante quanto os dois primeiros dirigidos por Sam Raimi. Esse novo reboot tem algumas falhas, que apesar de serem pequenas, são coisas que comprometem em parte a credibilidade da história.Como o fato do nosso herói tirar a máscara a cada duas cenas e de metade da população ter visto o rosto dele, além de praticamente todos que fazem parte do seu convívio se não saberem, pelo menos desconfiarem que ele é anormal. Essa é uma das coisas que mais incomoda no longa, não faz sentido um herói mascarado que não faz questão nenhuma em esconder sua identidade.

Mas calma, ele não é um filme ruim, muito pelo contrário, é um ótimo longa, divertido, dinâmico e com algumas cenas antológicas, porém, feito no momento errado. São coisas simples que as vezes chegam a ser incômodas mas que não tiram o brilho do filme, muito por causa de uma coisa específica: Peter Parker!



As cenas de ação estão perfeitas, o jogo de câmeras, os ângulos usados fazendo você viajar junto com o herói por diversas vezes, a caracterização, tudo isso está muito bom, mas  o carisma de Andrew Garfield no papel de Peter Parker é o diferencial desse longa. A forma como Peter é retratado é uma das coisas originais desse reboot. Sarcástico , inteligente e muito menos looser que os outros filmes. Aqui trata-se muito menos do Homem Aranha e muito mais do Peter Parker, até porque além do visual, não há o que mudar no Homem Aranha, mas havia muito o que mostar ainda sobre Peter, o jeito, a personalidade, tudo isso é um atrativo para o novo filme! Parabéns a Andrew Garfield pelo ótimo trabalho!


Mas não se enganem, o filme não tem muita profundidade dramática , tudo parece ser tratado de forma mais rápida e prática, ele não se prende à como acontece e sim no por que acontece. Nesse longa você pouco se importa se o Tio Bem Morreu, Tia May está apagadíssima e os dramas familiares passam batido por aqui, em alguns pontos isso é bom , porque não tem necessidade de se prender a uma história que todos conhecem de có e já foi retratada a pouco tempo de maneira brilhante, mas em outros torna  inevitável a comparação com a dramaticidade da trilogia antiga e faz você sentir falta de algumas coisas.

Outra coisa que esse diretor sabe fazer bem são os diálogos entre o casal Gwen e Peter. Os dois têm uma química muito boa e Emma Stone é a personificação perfeita da Gwen Stacy. O Lagarto ficou muito bem feito, e tem motivações diferentes das histórias clássicas, ele não é descontrolado e irracional, pelo contrário, ele é como uma segunda personalidade que toma conta do doutor, onde essa persona tem o desejo de construir uma raça superior, curar a humanidade de sua fraqueza de ser “apenas humanos”.

E pela primeira vez, irei elogiar o 3D de um filme. Muito bom, não atrapalha nem incomoda em momento nenhum, é um diferencial bastante agradável e divertido, e eu recomendo quem for ao cinema, assista em 3D, porque vale muito a pena!

Bem, esse filme vai dividir opiniões, disso eu não tenho dúvida. Se você for assistir e ficar preso a essas mudanças, aos erros e a falta de dramaticidade de alguns momentos, vai se incomodar , mas se for disposto a comprar a história, com o pensamento de curtir o personagem e o tema proposto por esse filme, e ter em mente que é uma nova jornada, é diversão garantida.

O personagem não é descaracterizado, há um momento do filme que é sensacional, muito emocionante e que representa a essência do herói, os atores são muito bons. Em suma é um ótimo longa,  para você se divertir, ao meu ver, inferior aos dois primeiros e muito superior ao terceiro. Um bom reboot, só que num momento errado! Mas como eu disse, vai depender de cada um, a essência é a mesma, mas o conteúdo é diferente. E você o que achou? Assista e deixe sua opinião.








2 comentários :

Pra mim foi espetacular!!!!!
e muito bom esse post rafa parabéns soube se expressar muito bem, não quero fazer comparações dos filmes mas esse filme ficou muito bom e recomendo em 3D as cenas são perfeitas kkk pena que vi dublado.
tem uma parte que flash fala "as mina piram no aranha" pow, como assim? coisas de dubladores vai entender... 
quero ver legendado!!!!!

6 de julho de 2012 às 22:06 comment-delete

Não consegui não comparar, achei massa o novo Peter Parker e prefiro Gwen a Mary Jane,  mas não gostei de Tio Bem e dele ficar tirando a máscara a toda hora.....enfim, é um filme muito bom!!!!!

6 de julho de 2012 às 22:14 comment-delete

Postar um comentário