Sustentabilidade - Rio+20 = 0?

Como disse @edsonvinicius_ o post de hoje tinha que ser sobre a Rio+20. Mesmo já tendo falado sobre isso antecipadamente aqui e aqui, hoje vamos discutir o sucesso ou fracasso da Conferência. Afinal, RIO+20 é igual a ZERO?


A Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, terminou. A participação segundo a organização do encontro foi recorde nesse tipo de evento 45.381 pessoas.

Mais de uma centena de chefes de Estado e de Governo, cerca de 12 mil delegados de 188 países e 4.075 jornalistas credenciados são alguns dos números de participantes divulgadas pela ONU sobre as dimensões da reunião.

Isso significa que a questão da Sustentabilidade é uma preocupação crescente atualmente. Mudar o mundo”, “escrever o futuro” e “o que nós queremos” foram as frases que veicularam nas campanhas da Rio+20 e criam uma sensação de que algo vai ser feito. Porém, o adiamento de discussões importantes encheu o texto final de críticas e aquela sensação de que não valeu a pena. É assim:

Como disse a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva: "Esperamos 20 anos e mais uma vez decidiram que vão adiar o inadiável, porque sem financiamento, sem governança para implementar a agenda, vamos ficar onde estávamos, com todos fazendo declarações fortes de que algo precisa ser feito, mas tendo nas mãos a possibilidade de fazer, não fazem".

Na Eco92 eu tinha 10 anos e ganhei da escola uma agenda desenvolvida para crianças com a temática da conferência de 1992 e uma perspectiva do que poderia ser feito para salvar o planeta. Talvez esse contato com as questões ambientais e possibilidade de fazer algo colocado de forma tão possível de acontecer tenha me levado inconscientemente a decidir pela Biologia como formação acadêmica. Hoje, após 20 anos, vejo que as perspectivas continuam as mesmas, mas a vontade de fazer algo é mais popular que política.

Vi alguns jornais dizendo que o grande sucesso da Rio+20 foi não ter havido retrocesso nas questões abordadas em 1992. Se não era para mudar nada, não havia necessidade de se gastar tanto promovendo um evento que só definiu a agenda dos próximos anos.

O reflexo dessa apatia nós sofreremos ao longo das próximas décadas. Ah, me desculpem mas, para mim, Rio+20 é igual a zero!


4 comentários :

Chutou o pau da barraca, mas gostei! é por aí mesmo!

dinhodelima
26 de junho de 2012 às 14:48 comment-delete

Eu infelizmente concordo com a sua opinião @marcelocostac ...
Acompanhei durante a semana o andamento da Rio +20 e tudo que eu vi foi uma verdadeira palhaçada! Varios imbecis se aproveitando do evento para protestos tão imbecis quanto, muita falácia e pouca ação. Ninguém quer se mexer pra mudar as coisas, só falam por que é bonito, por que "ta na moda ser sustentável"... achei o cúmulo esse evento, pra mim não serviu de nada! #prontofalei

27 de junho de 2012 às 09:19 comment-delete

Pois é Laís Aguiar. "Tá na moda ser sustentável". O grande problema é esse!

27 de junho de 2012 às 10:40 comment-delete

tem que chamar o Capitão Planeta, é a única solução!!

1 de julho de 2012 às 15:03 comment-delete

Postar um comentário