Cinema e Cia - Harry Potter

E especialmente para mim, hoje vou falar de Harry Potter e a Pedra Filosofal



Bem, desde que comecei a escrever no Cinema e Cia, que penso em fazer um post sobre o meu filme/livro/história predileta, não é de hoje que todos sabem que sou apaixonado pela franquia Harry Potter e justamente por isso nunca escrevi nada sobre o assunto, sempre deixando para depois, com medo de escrever sobre algo que eu gosto muito e não me expressar de forma satisfatória , mas hoje no meu aniversário, estou me dando este presente e escrevendo sobre o ponto inicial, o que deu origem a tudo, o que fez eu me apaixonar por cinema e literatura, claro Harry Potter e a Pedra Filosofal. Desde já aviso que isso não é uma crítica cinematográfica, e sim um post completamente parcial sobre o filme.
 Eu escolhi falar sobre a Pedra Filosofal, porque sem ele a franquia não aconteceria, foi pelo sucesso deste e pelo modo com que ele foi feito, que se deu o sucesso da filmografia de Harry Potter. A escolha de Chris Columbus para direção foi certeira, a aura de magia e o clima do filme é algo que ele sabe fazer como ninguém, e essa é a grande sacada do filme.

Eu nunca tinha ouvido falar da história do jovem bruxo, nunca tinha lido um livro com mais de 50 páginas antes, mas sempre gostei de cinema, era rato de locadora, até que um dia eu fui á locadora do bairro atrás de um filme e vi o de Harry, apesar de não conhecer, uns dias antes eu tinha visto uma matéria numa dessas revistas de desenho e cinema que vendem por aí, então resolvi alugar.Quando eu coloquei pra assistir, estranhei um pouco, não me parecia um filme infantil, era escuro, sombrio, misterioso e tinha uma história um pouco mais complexa do que imaginava, mas o ar de mistério, me prendeu a atenção e apesar de ficar com um certo medo em algumas partes ( como na que Voldemort aparece na floresta proibida) eu não conseguia para de assistir.
Não era um filme de bruxas como os outros , nesse havia algo diferente, algo de realmente mágico, a aura do filme, as vestimentas, os personagens, tudo proporcionava essa sensação e graças a isso, essa aura que eu também encontro em outros filmes de Columbus, “ como Esqueceram de Mim” que o filme foi tão bem aceito e cativou tantos fãs que como eu, não conheciam a história, e ele ainda fez despertar o interesse em procurar os livros, saber mais sobre esse universo, sobre essa história, e desde então me tornei um leitor, e posso dizer que foi graças a Harry Potter, que despertei meu interesse pela literatura.

Claro que eles deram muita sorte do elenco principal ser tão perfeito, falem o que quiser, mas eu não imaginaria outras pessoas nos papéis de Harry,Rony e Hermione. Emma Watson, a mais talentosa dos três sem dúvida, ficou perfeita no papel da bruxinha cdf, Rupert Grint também não poderia ser melhor no papel de Rony, nunca o vi fazendo nada relevante fora a franquia de Harry  mas aqui ele caiu como uma luva, além de dar um ar todo especial ao personagem, e é claro Daniel Radcliffe que se mostrou o próprio Harry Potter, sério, o garoto foi perfeito, apesar de falho em algumas coisas técnicas o que é normal para uma criança, em cena como o personagem, se fosse outro ator não daria tão certo. O trio principal é muito bem entrosado e carismático, parecem ser amigos á séculos.

O elenco é de primeira qualidade, diga-se de passagem, Richard Harris está perfeito como Dumbledore, seu falecimento foi uma pena porque a meu ver, Gambon não conseguiu substituí-lo á altura. Alan Rickman teve em Snape, o papel da sua vida, sua atuação em TODOS os filmes da franquia foi brilhante. E claro Robbie Coltrane como o nosso querido Hagrid, ficou imortalizado para sempre em nossas lembranças.
Isso tudo somado a maravilhosa trilha sonora do mestre John Willians, dita o tom do longa, que é perfeitamente equilibrado e instigante.

Enfim, na época em que eu assisti Harry Potter, eu tinha 11 anos, a mesma idade do protagonista, dada as devidas proporções, vivendo os mesmos conflitos internos, vivenciando momentos que toda criança passa. Porque apesar de tudo, Harry não é o mais forte, nem o mais bonito, nem o mais inteligente da turma, muitas das vezes se salva graças aos amigos, tutores, e a sua coragem de enfrentar os problemas. A história de Harry nos ensina valores como amizade, coragem, amor, nos mostra que  amigos são para vida toda e que a família tem um papel fundamental na vida de cada um de nós, cresci ao lado desses personagens, me tornei adolescente e adulto ao lado deles, e a evolução de cada um se confunde com a minha própria, e são poucas as franquias que nos permitem algo assim. Obrigado J.K. Rowling por me fazer aprender a ler, por me ensinar a ser um amigo melhor e por ter me proporcionado momentos verdadeiramente mágicos!










13 comentários :

Nossa, eu me lembro quando vi Harry Potter pela primeira vez, tinha uns 13 anos, sempre gostei da saga, mas ela adquiriu um ar sombrio depois da morte de Diggory no 4º longa.
Enfim, Hp vai deixar saudades, mas confesso q nada haver ele terminar com Gina, Hermione é minha preferida tb e eles dois formariam um belo par.

8 de junho de 2012 às 02:45 comment-delete

Especial pra mim? kkkkkkk!  Mais você merece, rs!

dinhodelima
8 de junho de 2012 às 08:12 comment-delete

adoro esse filme apensar de nao ter todo o conhecimento que rafa tem sobre ele, esse filme é sensacional.
e parabéns rafa nao teria melhor post que esse no seu niver. 

8 de junho de 2012 às 08:47 comment-delete

Sabe o post que você termina de ler e faz: ooooownnn *-----*
foi esse! uashesuaheuhaeea
Nem preciso dizer por que né? HP é a saga da minha vida também! É a única que eu tenho apego, que eu choro (ainda) por que acabou e etc...
Sempre esperei tu fazer um post sobre a saga aqui @Rafamelohp e não poderias ter escolhido um dia melhor pra isso do que o teu aniversario =D
No mais parabens, pelo post, por mais um ano de vida, por ser o meu HP (L) usheuaheua (Comentario mais pessoal que ja fiz por aqui :P)

8 de junho de 2012 às 09:27 comment-delete

também né? com este tema não tem como ficar ruim!

Parabéns meu amor, conseguiu descrever com exatidão o espirito gostoso que todo inicio tem, o filme realmente é muito bom assim como toda saga. Parabéns!

Cassia Ribeiro
8 de junho de 2012 às 09:52 comment-delete

Primeiro o presente foi nosso! 

Parabéns @rafamelohp  pelo teu aniversário e pelo seu poster...
Sei da tua paixão por essa cronologia e ate achei estranho vc ainda não ter postado sobre a mesma, mas agora vejo que postou na hora certa e com palavras sinceras. Como é bom ler um texto que sabemos que cada palavra escrita veio do coração! Desejo para você o que Harry desejava aos seus amigo... 

Parabéns mais uma vez (=  

8 de junho de 2012 às 10:24 comment-delete

é claro, esse texto foi egoísta, fiz pra mim mesmo kkkkkkkkkkk
Me dei de presente!!

8 de junho de 2012 às 13:41 comment-delete

 Vc merece! Kkkkkkkkkkkk

dinhodelima
8 de junho de 2012 às 13:48 comment-delete

Texto maravilhoso !!! Harry pode até ser considerado uma saga muito fantasiosa, para crianças ou até mesmo sem nexo algum, mas o que importa é que uma geração inteira cresceu sob a influência dele. Duvido que daqui a uns 50 anos eu não consiga me lembrar do Harry,da Hermione,do Rony, do Neville, do Sirius e de tantos outros personagens que nos ajudaram a crescer. 
 Parabéns pelo seu aniversário e pelo belo texto,Rafa.Muitos anos de vida e mt Harry Potter na vida ainda ! kkkkkkk

8 de junho de 2012 às 15:17 comment-delete

No seu aniversário, é claro que deveria haver uma postagem sobre Harry...foi por causa dele que a gente se conheceu, lembra?!
Concordo em tudo o que você falou aí, das lições aprendidas aos comentários com relação ao elenco e personagens. Nós tivemos o privilégio de crescer em Hogwarts, e isso ninguém tira de nós!
Parabéns Rafa, pelo aniversário e pelo post!

8 de junho de 2012 às 15:46 comment-delete

Claro que eu lembro, além de tudo consegui uma amizade incrível..... ^^
Valeu Ilka.

9 de junho de 2012 às 14:55 comment-delete

eu to chorando, na boa harry me faz delirar RADCLIFFE sera sempre meu harry GRINT sempre meu bruxo sonso que eu mais amo em toda minha vida e WATSON a eterna nerd q me cativou c sua incrivel integencia sabendo se controlar ao xingamentos dos outros bruxos q não a aceitava por ser filha de trouxas... vc esqueceu de falar de FELTON  o loirinho malvado mais q esta no meu coraçao concerteza ,eu tenho 15 anos apenas...conheci o harry c meus 8 anos, ou seja vai ser um amor eterno nada contra os fans de crepusculo entre outros filme por ai com continuações, mais felizmente JAMAIS JAMAIS JAMAIS msm ira existir uma escritora com tanta imaginação como a incrivel K.J Rowling s2 que seja capaz de mudar uma vida!!!

Anah_tardelli
12 de junho de 2012 às 14:43 comment-delete

Na verdade não deu para falar de todos que eu gostaria, eu foque mais no meu sentimento pelo filme então faltou falar muita coisa, e Tom Felton é uma delas, concordo com vc, ele como Draco ficou sensacional!!!       : )

14 de junho de 2012 às 20:18 comment-delete

Postar um comentário