InspirArte - Continuum Festival
Olá leitores do Cia do Designer, tudo bem? O post de hoje é um resumo do que aconteceu durante o Continuum - III Festival de Arte e Tecnologia do Recife. Eu, @laguiiar, estive trabalhando no evento como monitora da ala de exposições e vou passar pra vocês hoje um pouco do que rolou por lá nos dez dias de festival.
A ala de exposições contou com instalações de artistas nacionais e internacionais. Foram elas:
- QWERTY (Fernando Rabelo - BA) - Instalação onde os visitantes acionavam projeções audiovisuais através do contato com pares de cabos que possuem esponjas de aço nas pontas. Foi uma das instalações que mais chamou a atenção não só dos visitantes mas também da galera que estava trabalhando no evento, que sempre quando passava pela instalação, parava para interagir.
- Boom Shakalaka (Lucas Werhtien e Jaston Aston - BR/EUA) - Obra de animação interativa criada por um brasileiro e um americano que mistura interfaces de diferentes controles dando visualização a uma projeção visual. Funciona como um jogo em que deve-se conduzir bolas vermelhas de um lado ao outro passando por vários obstáculos. Essa obra foi a mais problemática do evento, afinal, teve que passar por adaptações que impediram o seu funcionamento por vários dias.
- Ainda estão vivos (Paulo Waisberg - MG) - Paulo Waisberg recebeu vários monitores de computador em seu escritório, porém não queria descartá-los sem antes saber se ainda serviam. Diante dos testes, notou que alguns monitores ainda funcionavam, e daí surgiu o nome e a instalação propriamente dita. Os monitores são posicionados de forma aleatória no local de exposição e ali permanecem na ordem em que foram colocados. A pilha aleatória de monitores "velhos", despertava o interesse dos visitantes pela exibição de olhos esverdeados que pareciam "hipnotizar" quem se aproximasse da instalação.
- Projeto Gênesis (J. Edson Azevedo - PE) - Mais do que uma simples instalação de objetos em formatos criativos, uma forma de conscientização da importância da reciclagem. O Jota Azevedo utiliza como matéria prima não só o lixo eletrônico, mas também várias outras coisas que não imaginamos que se possa ser reutilizada pra criar arte (e das boas!). A propósito, dentre todos os outros expositores, Jota poderia ganhar o troféu "simpatia" do festival. Durante os dias em que esteve presente no Continuum, ele foi muito atencioso com os visitantes e com os monitores. Fazia questão de explicar com orgulho o seu trabalho e principalmente de mostrar o ECO - o robô ecologicamente correto, que de longe foi a peça do Jota que mais chamou atenção de crianças e adultos que visitaram o evento.
Ainda nas exposições, tivemos o Futuro do Pretérito (Cristiano Figueiró - BA), Mobile Crash (Lucas Bambozzi - MG), CFA 2.0 (Autom.ato e Sílvio Meira - PE) e o Obsolescência programada em três atos (Lucas Bambozzi, Jarbas Jácome e Paulo Beto - SP/RN).
A programação do Continuum contou também com diversas oficinas, debates, mostra de vídeos e experimentos sonoros durante toda a semana do festival.
Dentre as oficinas, Tec-tec, Infláveis e Metareciclagem foram as mais elogiadas pelos participantes.
Se de um lado as mais variadas exposições recebiam centenas de visitantes diariamente, a Mostra de Games também fez bonito. A sala que disponibilizava aos visitantes de Atari à PS3 em 3D e Xbox 360, ficou lotada durante todo o evento.
Fiquem agora com algumas das muitas fotos que eu fiz durante o evento.
ECO e seu criador "Salve Simpatia", Jota Azevedo :)
Galera do Senai ao lado da obra CFA 2.0
Escola Municipal Karla Patrícia (Boa Viagem) na obra QWERTY
Visita da turma de Arqueologia (UFPE) :)
Cristiano Figueiró e a sonoridade "SInCoPA"
Visita da turma de Informática do GD Cursos (Paulista)
Alunos de Licenciatura em Artes Visuais Digitais (UFRPE) posando junto à obra "Ainda estão vivos"
Sala da Mostra de Games (foto tirada pelo lado de fora por que eu tinha que voltar pro meu "posto" de monitora ausheauheuhae)
Bem galera, esse foi o post de hoje, espero que vocês tenham curtido o resumão do III Continuum :)
Quem tiver ido, comenta aqui o que achou do evento, quem não foi comentem sobre o post hehe. Quero fazer um agradecimento a @luanarito que me ajudou com o texto de hoje e que estava trabalhando comigo na monitoria durante o festival. Valeu Luana :)
Até semana que vem!
6 comentários :
vou me mata por ter deixado essa passar, nem deu pra ir.
meus parabéns pelo post esta muito bom e bem explicado.
Nossa! Show de bola. Dica valiosa! :)
Uma pena que não pude ir! Pense numa semana...
Deve ter sido muito bom!
Aê, apareci nas fotos! HAHAHAHAHA ficou massa o post, parabéns Lalinha! gostei muito da feira, foi bastante proveitosa! xêro
Uma pena não poder ir em nenhum momento nos quais as meninas estavam.
Mas Continuum é show de bola, que venham as próximas edições!
Ahhh, foi maraaaa *-*
Saudades das regalias do Refino, dos rapazes da produção
animados com as expos e dos demais monitores que tornaram
as 6h diárias de monitoria mais prazerosa :D
Um salve p J. Azevedo em especial, humildade e simpatia num só artista!
Postar um comentário