Cinema e Cia - Jogos Vorazes

Que a sorte esteja sempre ao nosso lado pois hoje vamos falar de Jogos Vorazes!



E finalmente fomos dar uma olhada no fenômeno de “ marketing” Jogos Vorazes. Até certo tempo atrás eu nunca tinha ouvido falar sobre este livro, quando começou as propagandas pensei até ser um filme estilo “ Jogos Mortais “. Porém começaram a vender Jogos Vorazes como um novo fenômeno Teen, estilo Crepúsculo e Harry Potter e na internet o público correspondia a essa expectativa. Tudo isso somado ao trailer espetacular  me deixou numa ânsia enorme de ir ao cinema conferir essa obra.

Apesar de ser um filme Teen, jogos vorazes tem uma história bastante crítica e interessante, nada que não já tenha sido usado de forma melhor anteriormente, mas ainda assim é muito boa. O enredo se passa num futuro distópico, onde após uma tentativa frustrada de revolução de alguns distritos, a capital saiu vencedora, os distritos ficaram pobres e a capital desfruta do progresso tecnológico e monetário . Como forma de punir e controlar os distritos, a capital promove um jogo anual denominado jogos vorazes, onde cada distrito tem que oferecer um tributo de dois jovens entre 12 e 18 anos para participar dos jogos, eles enfrentarão outros 22 concorrentes e apenas um sairá vivo. Isso tudo é filmado e exibido para milhares de pessoas como um reality show comum, entretendo e gerando renda para a capital.

Não há nada aqui que já não tenha sido usado antes em outras obras, usado de forma melhor inclusive, mas ainda assim a trama de jogos vorazes é intrigante e contestadora, talvez a única coisa “ nova “ que ele traz é a crítica a como a sociedade vive alienada e como os reality shows pautam essa sociedade. E é aí que o filme peca, na minha opinião, ele traz uma narrativa séria, importante e que poderia ser bem melhor trabalhada, porém isso tudo é apresentado de forma Teen, o filme é vendido como um novo Crepúsculo ou Harry Potter, tanto é que para o filme se tornar comercialmente viável, ele não mostra tanto as mortes que é para poder abaixar a classificação indicativa do filme e fazê-lo alcançar um público mais abrangente.

Eu esperava algo mais sufocante, angustiante que causasse mais tensão, o plot do filme pede isso, a história caminha pra isso, mas infelizmente não é mostrado assim, os combates são rápidos e mostra-se apenas um vislumbre de tudo. E não estou dizendo que o filme deveria mostrar as tripas sendo arrancadas e uma barbárie sem fim, até porque isso seria apelativo, mas é um jogo pela sobrevivência, um terá que matar o outro, tem que ser tenso, traumatizante, é inevitável, até existem esse momentos mas são muito poucos.

Eles acertam em mostrar os bastidores do jogo, como tudo é controlado, como a opinião do público é direcionada de acordo com a vontade da edição, como forma-se na cabeça das pessoas esteriótipos de acordo com o andamento do jogo. O único problema é que isso as vezes é forçado demais e tira o tom de seriedade do enredo ( controlar chamas, materializar animais virtuais, tudo isso sem explicação alguma tira a veracidade de qualquer coisa ) .

A personagem principal é incrível, ela tem um carisma sensacional e é uma ótima atriz . Você compra fácil o drama de Katniss Everdeen ( Jennifer Lawrence), de cara você gosta da coragem da personagem e como ela leva tudo de maneira racional, assumindo a responsabilidade para ela e não deixando transparecer o medo. Peeta (Hutcherson) também faz bem o seu papel , é interessante ver como ele entende e se adapta as regras do jogo com facilidade, E tem outros personagens muito bons também, como o apresentador dos jogos que é uma mistura de Pedro Bial com Amaury Jr, além do sempre competente Donald Sutherland e outros.

A trilha sonora também foi muito bem escolhida, além da produção ser muito bem feita.Assisti o filme dublado e devo dizer que a equipe de dublagem está de parabéns dessa vez.

Entendam, estou fazendo várias críticas porém isso não quer dizer que o filme é ruim, o filme é bom, e eu gostei, tanto que queria ver mais, aprofundar mais, entender mais. O começo do filme é tensão total, a parte que eles dão início aos jogos, que os participantes saem das cápsulas, tudo isso sem som nenhum é extraordinário, mostra a mão competente do diretor Gary Ross, mas depois disso a tensão em vez de aumentar diminui, e você sente um pouco de frustração porque esperava mais, e é isso que eu cobro e quero ver no segundo.

Os personagens são ótimos, a trilha é perfeita, a história é muito boa, mas é mal explicado, tem muitas coisas que não encaixam e os participantes não mostram totalmente seu potencial, talvez quem tenha lido o livro já entenda tudo isso, talvez a explicação e tudo que está faltando venha no próximo longa  , fato é que eu estou analisando esse filme e senti falta como expectador que gostou da história e quer ver mais desse universo, de algumas explicações e aprofundamentos.

Assistam Jogos Vorazes e deixe aqui seu comentário. Que a sorte esteja sempre a seu lado!


2 comentários :

Eu já vi...Pela proporção que tomou a propaganda do filme e o belo trailer, esperava um pouco mais de ação. mas, sim...valeu apena...

Casssia Ribeiro Ppf2
8 de abril de 2012 às 04:08 comment-delete

gostei muito desse filme! eu achei o final perfeito para poder dá continuação a serie!
belo post rafaaa!

Rafael Leão
8 de abril de 2012 às 08:11 comment-delete

Postar um comentário