Cinema e Cia - B13
E hoje vamos saltar de prédios no ritmo alucinante de B13!
Peço desculpas a todos por não ter conseguido postar o Cinema e Cia da semana passada a tempo, ocorreram vários problemas que me impediram de postar naquela semana. Mas hoje tem Cinema e Cia e vamos falar de um filme que apesar de não ser do circuito americano, ainda assim chamou muita atenção e é apreciado por muitos.
Hoje vamos falar do filme francês B13. Esse filme nos mostra que não é só o cinema de Hollywood que sabe fazer ação, aliás ele dá um banho na maioria dos filmes recentes. O ritmo é frenético do começo ao fim, com uma trilha sonora vibrante e cenas de luta e perseguição completamente acrobáticas utilizando a técnica do Parkour .
O enredo escrito por Luc Besson tem uma forte crítica social apesar de contado de forma simples e direta, aqui não há tempo de parar para reflexões e filosofia não, o longa mostra uma Paris totalmente diferente da que conhecemos. O governo francês mandou subir um muro ao redor dos bairros considerados violentos como forma de conter criminalidade. O bairro 13 é onde estão todos os tipos de minoria ( étnica, racial, social) que são jogadas a própria sorte enquanto a elite francesa desfruta de uma boa vida tranqüila longe dos muros da exclusão.
Logo o bairro 13 forma uma própria sociedade paralela, lá dentro eles tem sua própria organização social que é controlada pela força máxima do local que são os criminosos. Leito ( David Belle ) é um cidadão inconformado com a situação do bairro, idealista, ele luta contra o abandono e faz o que estiver ao seu alcance para melhorar o local, ele ainda acredita que tudo pode mudar e luta por isso combatendo o crime organizado da forma que pode, chegando a pegar uma richa com Taha o comandante do crime no local. Damian (Cyril Raffaelli ) é um policial também idealista, que faz de tudo para as leis serem cumpridas para um bem estar maior. Damian é enviado ao bairro 13 para resgatar uma bomba de proporções gigantescas que foi roubada por Taha, a missão dele é impedir a detonação e a destruição do bairro, e para isso ele contará com a ajuda de Leito. Juntos eles verão que o problema é muito mais complicado do que combater o crime local.
O filme tem uma ótima história, cenas de ação bem coreografadas, ótimo visual e um ritmo alucinante. Vale muito a pena, um filme que é um ótimo entretenimento e lhe deixará satisfeito.
Agora a pouco saiu a continuação, B13 – Ultimato. Ele segue a mesma linha do 1° só que agora a história está mais rasa, não é apresentado nada de novo, o bairro continua abandonado, o crime continua igual senão pior, e o governo não está nem aí para isso. Ele se foca mais nos dois principais “ que continuam sendo Damian e Leito “ e se esquece de apresentar novos personagens interessantes.
A preocupação aqui é mais com o visual, em tornar as cenas de lutas mais acrobáticas e visualmente mais belas, construindo cenas de combates completamente inúteis apenas por causa do visual.
A continuação é inferior ao 1° filme , e apesar do final inesperado e surpreendente , e das cenas de perseguição e lutas tão frenéticas quanto o 1°, B13 Ultimato é visivelmente mais fraco. Mas ainda assim vale assistir porque continua sendo um ótimo entretenimento.
Então assistam os dois filmes referentes ao 13° distrito, porque vale muito a pena . Divirtam-se e até a próxima!
1 comentários :
Gostei do post de hoje Rafa :)
assisti B13 e recomendo muito, foi um filme que me agradou bastante! Não vi a continuação, mas o primeiro é bem legal!
Postar um comentário