Press Start - Novas plataformas

Já deu pra perceber que o nome escolhido pra nossa seção sobre games foi o "Press Star" não é mesmo? Quem acompanhou o primeiro post, viu nos comentários que "Press Start"agradou uma boa parte da galera. Ainda não temos logo, nem headpost pra seção, mesmo assim, @samuelsmendes detona em mais um post caprichado, confere aí:
"Fala ai Leitores do “Press Start”, hoje vamos falar de um assunto que vem causando grande polêmica nas páginas especializadas em Tecnologia. Nova Geração de Plataformas de Games.
A internet está infestada de fakes e rumores, não pretendo especificar o que virá nestas novas plataformas, mas apenas sugerir possíveis recursos que poderão estar nelas.

Começaremos falando da nova promessa da Nintendo, o Wii U. Que diferente das outras plataformas, já apresentou o novo console na E3 2011.



We You – Nós e Você
A Nintendo Trouxe para a E3 um video bem interessante de apresentação do Console, mostrando que a bola da vez realmente é a interação entre jogador e game.
Os sensores de movimento integrados ao controle, que mais parece um Tablet, criam um elo bem interessante em todos os jogos, tornando todos bem divertidos. Ah, e se alguém quiser usar a televisão enquanto você joga, não tem problema! Ele traz a possibilidade de continuar o jogo na própria tela do Controle, mas como nem tudo são mar de flores, você não pode se distanciar tanto do Console Principal.

Trazendo os titulos exclusivos como Mário e Zelda, aliado com Jogos de Peso das atuais Plataformas, Batman Arkham City, Dirt 3 e Battlefield 3, o Wii U tenta chegar forte para a nova briga que está por vir. Mais ainda sim, cometendo um grande pecado antigo, as suas midias exclusivas.
Nesse novo console, a nintendo aposta numa midia de alta de densidade com 12 centimetros, se diferenciando de qualquer outra plataforma. O que para muitos especialistas, é um pecado mortal, visto que a integração entre perifericos anda em alta. Mas vamos aguardar pra ver como será aceito esta nova plataforma, com certeza quero ter a oportunidade de testa-la.

E para deixar o gostinho do que está por vir, confira o video de apresentação na E3:





  • Novos Xbox/Playstation
Tantos rumores e fakes que surgiram na internet que fica realmente dificil saber o que vêm por ai.
Mesmo que a Microsoft negue a apresentação do novo Xbox E3 e a Sony insiste em falar que o PS3 ainda tem muita vida útil, pense comigo, já existem novas Engine's (base de programação em que são feitos os jogos) que apontam a falta de suporte das novas plataformas para tais gráficos, sem contar que, definitivamente, os PC já ultrapassaram as novas plataformas em questão de poder Gráfico. Uma prova disso seria o Battlefield 3, que só é jogado em sua melhor qualidade em um computador.

A Unreal, em parceria com a Epic, lançou a alguns meses atrás o máximo do que sua Engine pode proporcionar, apontando o começo da defasagem das novas plataformas. Vamos conferir:




Pra quem não pode conferir o Battlefield 3 no PC, dá uma olhada e entenda o que eu falo:



Particulamente, eu acredito que estamos no ultimo ano da atual plataforma. Provavelmente devemos estar presenciando, até o fim do 1º semestre de 2013,  a apresentação das duas marcas.
O site IGN, em uma noticia no fim de 2011, publicou que a Microsoft já está passando os kits de programação do novo Xbox. O que realmente firma em parte a minha colocação.

Como não temos nenhuma noticia oficial do que realmente está por vir, fica algumas considerações pessoas  do que acredito estar presente na nova geração.
___________________________________________________________________________________



  • Dashboard
Acredito que a supresa que teremos em relação a Dashboard do novo Xbox será a utilização do Windows 8 ou uma baseada no tal sistema.
Pra quem pode ver algumas fotos do novo Sistema Operacional da Microsoft é possível notar diversas semelhanças com a do dashboard Xbox. E como falei anteriormente, a bola da vez das novas plataformas é interatividade.

Esse é um dos grandes conceito na casa de Tio Bill. Os smartphones, tablets, Pcs já vão estar completamente integrados com o Windows, todos utilizando o Sistema. Então porque não acreditar que encontaremos no Console da marca?
Eu vejo isso como algo extremamente positivo, visto que 70% da população mundial ainda utiliza o Windows, o que tornará bem mais fácil a troca de informações entre todos os perifericos da casa.
  • Kinect
O kinect não foi explorado em quase nada ainda. Não me arrisco a falar o que está por vir, realmente não consigo imaginar, mas fico impressionado com o video em comemoração de 1 ano do Kinect. Dá uma olhada:


  • Live
Realmente acho ela um dos pontos fortes do Xbox, possui diversos recursos e possibilita uma interatividade gigante entre jogadores!
Com o kinect ainda temos o recurso de video chamadas, que aos poucos vai substituindo o espaço do Skype, para quem utiliza do console. E porque não pensar em Voip integrado?
  • MarketPlace
Com ainda mais titulos, as midias tendem a arranhar e estragar com o tempo. Aos poucos todos os jogos serão adquiridos e baixados pela internet. Com menor custo e a opção de não sair de casa, esse é um serviço que veio pra ficar.
  • Bluray
Supostamente poderia vir discos em Bluray, para curtir com maior qualidade os games e os filmes em Full HD.
  • Media Center
Consagrar o que já um dos grandes apelos do Xbox 360, torna o console não só um videogame, mais sim uma central de entretenimento com suporte a todos as midias disponiveis no mercado. Exemplo disso? O Novo aplicativo do Netflix já disponivel no seu Xbox 360.
__________________________________________________________________________________



  • PSN
Melhoria na integração da PSN, que comparada, a Live é considerada bem inferior.
Inferior principalmente em integração e segurança, esses são requisistos que a rede precisa trazer melhoras.
  • Move
A Sony deve tentar trazer algo que não precise usar bastões (como o atual), dando mais liberdade ao jogador. Deixando os bastões somente para jogos de FPS, que tem sido o grande ponto forte para o Move em relação ao Kinect.
  • Exclusivos
De longe podemos notar que o Playstation tem muito mais exclusivos de peso que o Xbox. Com certeza teremos novas continuações de titulos como : Killzone, Uncharted e God of War.

Mas, será que a Sony vai trazer realmente uma nova plataforma pra competir com o Xbox?
Calma, questiono isso de acordo com especulações de mercado.
É notavél que a Sony anda numa queda tremenda há muito tempo. Antes inovadora, a sony esta tendo problemas para se adaptar as novas tendências, que privilegiam a quem traz inovações de software, e não de hardware como foi o grande forte da Sony nas decadas passadas.

Tão verdade que, hoje a grande porcentagem de lucro da Sony é proveniente de seguros de vida (What?!). Ou seja, amargando seguidos 8 anos de queda nos lucros, a Sony preocupa com amantes do Playstantion.
Já vimos a Sega e Atari cair. Torço realmente para não ver a Sony cair também
___________________________________________________________________________________


Enfim, é isso aí! Espero que vocês tenham gostado dessa coluna, por mais polêmica que ela tenha sido. Vamos continuar os debates sobres as novas plataformas e até mesmo a situação atual da Sony.

E ai o que você achar que está por vir?"

26 comentários :

Nossa, enfim um post que fala das plataformas sem discutir qual é a melhor. muito bom!

Cesar
20 de janeiro de 2012 às 08:15 comment-delete

A sony se não acordar ela dança. Tem ficado pra traz em muita coisa. Psn? A rede mais instavel dos games

Evandro Santos
20 de janeiro de 2012 às 08:17 comment-delete

Olha aí, parabésn Samuel por mais um post de 1ª 0/
Muito bom o texto, bom mesmo!
Continuo com minha opnião, a nova geraçaõ de consoles ainda vai esperar um pouco mais pra "nascer".

20 de janeiro de 2012 às 08:18 comment-delete

Esse vídeo do kinect é espetacular!

20 de janeiro de 2012 às 08:31 comment-delete

Dale Samuel, mais velho porém sempre com novidades, e os posts mostram a interação dele com as informações. acredito que ainda vá demorar um pouco para essa realidade, as plataformas têm melhorado os gráficos, porém a jogabilidade ainda está a desejar, com a evoluçao dos sensores de movimento, se as plataformas não aderirem a essa interação Jogador-Console, a tendência é despencar mesmo.

abraço

att.

G.V

20 de janeiro de 2012 às 08:45 comment-delete

Concordo com o Gabriel e com o Marcelo, o video do Kinect é espetacular e as empresas tem que está mais atenta para interação jogador-console. nessa área, muito ainda precisa melhorar!

Anônimo
20 de janeiro de 2012 às 08:48 comment-delete

Excelente post, que mostra de maneira bem destrinchada as possibilidades de cada console e o que ambos precisam evoluir parabéns.

20 de janeiro de 2012 às 09:50 comment-delete

Com certeza Cesar, pra falar de games não se pode menosprezar algum.. todos tem sua contribuição. Não podemos, por exemplo, menosprezar o Wii com as plataformas atuais. A contribuição dele foi enorme.

Evandro Santos, cara.. todos falam da instabilidade e falta de segurança da PSN. precisa melhor muito isso!!!

20 de janeiro de 2012 às 09:57 comment-delete

Haha, Valeu Dinho.
Eu acredito que ainda dure sim, mais as novas plataformas devem chegar em 1 ano e meio.

E grande Marcelo, sem sombra de duvida.. esse video me deixa emocionado de ter um Kinect. #truestory

20 de janeiro de 2012 às 09:58 comment-delete

Com certeza Gabriel, hoje a interação tem de ser enorme.. o PS tem pecado muito nisso, precisa começar a melhorar o seu sistema de move.
Interatividade entre periféricos e jogador.. essa é a meta do mercado atual, sem sombra de duvidas.

E grande Gleidson, valeu mesmo cara.

20 de janeiro de 2012 às 10:00 comment-delete

Meu amigo Samuel, sei não hein?! Mas se chegar tudo bem, o que não pod é chegar mais do mesmo, que dessa vez venha pra revolucionar. E em 1 ano e meio, o Xbox que comprei agora já vai tá "bem pago" =)

Minha opinião sobre a Sony? Detona nos exclusivos, mas se nãoa cordar fica pra traz, com a rede para games isso já acontece!

20 de janeiro de 2012 às 10:10 comment-delete

haha, acredito que chega sim. Mas teremos um grande uso ainda pro XBox 360. ele tá recebendo uma grande mutação para Media center, tenho certeza que ele tem muito chão ainda.

E realmente me preocupa com a Sony, a coisa anda feia pra ela.
Não queria perder os titulos de peso dela.

20 de janeiro de 2012 às 10:40 comment-delete

Mais um post de primeira, parabéns Samuel!!! Eu acho que as produtoras poderiam começar a pensar em trabalhar os "exclusivos" da Sony para outros consoles...

Fernando RJ
20 de janeiro de 2012 às 11:37 comment-delete

Valeu Fernando.
E concordo com você, seria bem bacana jogar os titulos de peso da Sony no Xbox.
Acho dificil de acontecer.. mais vemos ai titulos da sega nas novas plataformas.. quem sabe.. quem sabe.

20 de janeiro de 2012 às 11:43 comment-delete

Exclusivos sony no xbox? Impossivel!

Anônimo
20 de janeiro de 2012 às 13:22 comment-delete

Só tenho uma coisa a dizer... Vish

Anônimo
20 de janeiro de 2012 às 13:25 comment-delete

Cara, comos eria bom se a Sony melhorasse a PSN.. seria uma sonho. Outra coisa, precisa mesmo cobrar pela LIVE, Microsoft? Já nos tiram tanto dinheiro, a rede poderia ser grátis. Nisso o ponto é para a Sony!

Crsj
20 de janeiro de 2012 às 13:27 comment-delete

E esse Kinect hein? Quando isso for realmente bem usado, ninguem segura a microsoft.

Killstreak
20 de janeiro de 2012 às 14:01 comment-delete

É realmente dificil de imaginar Exclusivos da Sony no Xbox. Mais não impossivel, vide o caso que citei acima do Sonic da Sega.
E Crsj, seria muito fera com certeza!
Acho que o grande ponto positivo da PSN é gratuidade.
Se a Live fosse gratuita, definitivamente.. dominaria o mundo!!!

Killstreak, assinado em baixo pro seu comentário. O Kinect é fantástico, e quando for utilizado por completo vai mudar toda a ideia de jogo que temos hoje.
certeza disso!

20 de janeiro de 2012 às 14:19 comment-delete

Valeu pela resposta Samuel.
O kinect é legal por não precisa de controle e tal, mas seria interessante alguns periféricos, como temos uma arma no MOVE.
Já pensou, taco de baseball, raquete pra o tênis, volante para forza, e por aí vai!

Killstreak
20 de janeiro de 2012 às 14:27 comment-delete

Concordo Killstreak!
Não me imagino, de forma alguma, jogando um jogo de tiro em um kinect, sem o uso de um periférico.
Chega até a ser estranho.

20 de janeiro de 2012 às 14:34 comment-delete

;) esse é meu garoto!!! botando quente nas matérias !! venhamos e co-venhamos...Kinect foi o "pulo" do gato da Microsoft, foi a "melhor construção-de-interatividade" surgida até o presente momento.a Sony desenvolveu o seu "move", mas que nem de longe se compara do da Micro$oft. jogos e afins, cada console tem seu público direcionado. Todos tem pontos positivos e negativos, mas no fim TODOS estão de parabéns: exceto pelo preço alto -.-'... ;) SALVE SALVE NAÇÃO-TECNOLOGICA! \o/ e....amd fusion ai vou eu :D hehe...PCs sempre à frente de consoles (pára quase tudo ^^).

20 de janeiro de 2012 às 15:10 comment-delete

EXCELENTE POST!!

Anônimo
20 de janeiro de 2012 às 15:50 comment-delete

Uma coisa que preciso saber usar melhor no Xbox, é Media Center. Dicas?

20 de janeiro de 2012 às 16:33 comment-delete

Valeu Savio, e como falei anteriormente. mais do que concordo que o Kinect foi um grande avanço!
É um definitivo exemplo a se seguir pelas outras marcas.
E meu amigo Dinho, vou procurar alguma coisa.
Quando tiver uma materia mais completa posso até fazer um post disso.

20 de janeiro de 2012 às 18:05 comment-delete

Post muito bom!

Anônimo
21 de janeiro de 2012 às 23:19 comment-delete

Postar um comentário