Cinema e Cia - Dr. Fantástico

E vamos falar do clássico de Stanley Kubrick Dr. Fantástico



Uma comédia divertida e ao mesmo tempo complexa, é assim que eu definiria de imediato o filme Dr. Fantástico de Stanley Kubrick, que genialmente consegue brincar com assuntos sérios e densos como a guerra fria, sem deixar-se levar pelo humor puramente vazio, com a ajuda de Peter Sellers que brilhantemente interpreta 3 papéis dando o tom do filme, Kubrick consegue provar sua genialidade fazendo essa comédia de humor negro que se tornou uma das mais cultuadas da história.

O filme é uma crítica ácida as guerras e a futilidade dos homens que as controlam, brincando sempre com a corrida sem sentido dos Estados Unidos e União Soviética. Em como viviam num jogo de ameaças que nem eles mesmos podiam controlar e sem pensar nas conseqüências absurdas de seus atos “como a construção de uma máquina do juízo final que destruiria toda vida na terra”, e isso nos leva a pensar que se uma máquina dessas explodisse quem ganharia a guerra? Qual seria a vantagem do país que a construiu se ela explodisse? Para quê construir algo que se realmente explodir vai acabar também com meu país? 

São esses questionamentos que Kubrick de maneira brilhante e divertida nos traz ao assistirmos esse filme. Como quando um lunático completamente perturbado ordena o bombardeio passando por cima da autoridade do presidente e isso pode ocasionar uma explosão nuclear “acidental” dos Estados Unidos na União Soviética. O mundo pode entrar em uma guerra nuclear de forma acidental, é ou não é genial? Por conta de uma irresponsabilidade de um comandante esquizofrênico de um país, pode haver a morte de grande parte da humanidade.Mas não seria a própria guerra e a forma de como ela é conduzida uma irresponsabilidade?

O filme tem diálogos fantásticos e é de um sarcasmo sensacional, a ironia é usada a todo momento como quando o um oficial ataca o embaixador russo na sala de guerra e o presidente interrompe a briga com a célebre frase “Vocês não podem brigar aqui, isso é uma sala de guerra! “, ou quando dentro da sala militar você vê escrito “paz é nossa profissão” e quando o Dr, Fantásico não consegue se controlar e faz a saudação nazista a todo momento ao presidente dos Estados Unidos. O filme é caricato, trata os americanos como loucos destrutivos, e os soviéticos como bêbados e  espiões.


Apesar de tratar de forma cômica o assunto da guerra, o longa traz reflexões e mostra o quão absurdo o assunto é tratado pelas pessoas que estão no comando das operações, quando como o general Turgidson questiona o que são 20 milhões de mortos comparados a 150? Ele fala de maneira tão simples que você ri na hora, mas se pararmos para refletir vemos o quão absurda é a frase.

E é claro que não pode passar em branco a atuação de Peter Selers, que faz o presidente, o capitão Mandrake e o sensacional Dr. Fantástico, 50% do filme é dele, você não consegue perceber que é o mesmo ator fazendo os três tamanha a competência de vivenciar os personagens.
Bom é por isso que Dr. Fantástico é uma obra de arte e é considerado um dos melhores filmes de Kubrick, sendo lembrado até hoje trazendo ainda muitas reflexões e risadas.


































0 comentários :

Postar um comentário