Sustentabilidade - Escola Sustentável

Aconteceu até ontem (24/10/2011) a votação do Prêmio Green Building Brasil, promovido pela GBC Brasil, organização não governamental responsável por fomentar o setor de construções sustentáveis no País. O objetivo do prêmio é reconhecer indivíduos, empresas ou organizações do País por sua obra, produto, serviço, inovação ou liderança exemplar no setor.

Entre os indicados da categoria: Obra Pública Sustentável está o Colégio Estadual Erich Walter Heine, do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Confira as soluções de sustentabilidade empregadas na escola.

O Colégio Estadual Erich Walter Heine, em Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro foi inaugurado em maio de 2011. A escola é a primeira totalmente sustentável do Brasil e da América Latina, construída dentro dos padrões da certificação LEED - Leadership in Energy and Environmental Design, da entidade internacional Green Building Council (Conselho de Construções Verdes).

A unidade recebeu investimentos de R$11 milhões, utilizados em mais de 50 medidas para o melhor aproveitamento dos recursos naturais e maior eficiência energética, como por exemplo, o formato da construção de catavento, para maior circulação do ar e redução de gastos com refrigeração, bem como materiais ecologicamente corretos na construção, utilização de lâmpadas led, coleta de lixo seletivo, sistema de aproveitamento de água de chuva e espaço de reciclagem, entre outras iniciativas.

Em todo o mundo, apenas 120 escolas tem essa certificação – dessas, 118 ficam nos EUA, uma na Noruega e outra em Bali.


Diretores, professores e funcionários e representantes da Subsecretaria de Gestão de Ensino da Seeduc, receberam treinamento Curso de Sensibilização em Educação Ambiental, promovido pelo Programa Thyssenkrupp CSA de Comunicação e Educação Ambiental (PROCEA).

A expectativa é de que a escola atenda a outros 300 estudantes até o fim de 2011, com Ensino Técnico. O colégio que também estará aberto nos fins de semana à comunidade, fica na Rua Manoel Lourenço dos Santos, s/n° – Santa Cruz, Rio de Janeiro.

Se a Sustentabilidade começar na Escola, talvez seja mais fácil incorporar no dia-a-dia dos alunos e por consequência na família, na comunidade e numa escala maior, toda a sociedade.


0 comentários :

Postar um comentário