Cinema e Cia - Scott Pilgrim

E o Cinema e Cia de hoje vai falar sobre o incompreendido porém genial – Scott Pilgrim Contra o Mundo!




Vivemos na era da informação, tudo é muito rápido e dinâmico, o entretenimento vem através de várias mídias que giram ao redor dos jovens, elementos como quadrinhos, vídeo-game, séries, animação,internet e música são algumas das coisas que fazem parte da cultura “ NERD” e são muito populares entre os jovens. Imagine então fazer um filme que junte todas essas linguagens de uma vez.

É isso que acontece com Scott Pilgrim Contra o Mundo, uma mescla muito bem feita de tudo isso. O filme em si parece um jogo de vídeo-game, tem onomatopéias de mangá e quadrinhos, faz referência a séries como Seinfeld, e a desenhos e jogos dos anos 80/90, o diretor usa a linguagem cinematográfica para explorar ao máximo esses recursos.

Scott Pilgrim é o melhor filme de vídeo-game já feito, porém sua origem é nos quadrinhos e não nos consoles. Na verdade Scott Pilgrim é uma Graphic Novel criada por Bryan Lee O’Malley e que foi muito aclamada por todos, virando filme através das mãos de  Edgar Wright e tendo Michael Cera como protagomista.

A história é sobre Scott, um rapaz que mora numa cidade tediosa do Canadá, divide um apartamento com um amigo gay, toca numa banda de rock de garagem e está curando uma decepção amorosa recente, com uma colegial de 17 anos. Sua vida está estagnada e ele vive no conformismo, até conhecer a bela Ramona (Mary Elizabeth Winstead), por quem se apaixona a primeira vista. Só que além dela ser uma garota descolada e ele um nerd, ele ainda  tem de enfrentar a liga dos sete ex - namorados do mau que perseguem Ramona e acabar seu namoro com a meiga Knives ( Ellen Wong) para poder enfim viver essa paixão.


O filme é uma loucura total e tem um ritmo frenético do começo ao fim, cada ex- namorado é como se fosse um chefão de uma fase de um jogo, e ao derrotá-lo Scott ganha moedas que são adicionadas a pontos de experiência. O diretor ainda brinca com divisões de tela e passagens de tempo como nos quadrinhos sempre usando onomatopéias e figuras, com sons de jogos de 8 bits  e referências a Zelda e Mário o filme faz uma viagem pela cultura pop com muito bom gosto e qualidade.

O elenco está perfeito, é o melhor papel de  Michael Cera, ele nasceu para fazer Sott Pilgrim, os coadjuvantes também estão muito bem, Ellen Wong está cativante no papel de Knives e Kieran Culkin está hilário no papel de Wallace o amigo gay de Scott. Cris Evans também dá as caras por aqui como um dos ex de Ramona, que também tem Jason Schwartzman como Gideon o “último mestre”.

Infelizmente Scott Pilgrim Contra o Mundo, não fez muito sucesso nos EUA e quase que não chega aos cines brasileiros, graças a uma campanha no twitter feita pelo Thiago Siqueira, do Portal Cinema com Rapadura, o filme teve uma passagem rápida e discreta pelos nosso cinemas. Na minha opinião o longaé muito ousado e foge do padrão ao qual as pessoas estão acostumadas, principalmente quem não vive nesse universo “ NERD” não vai conseguir compreender a alma do filme.

Scott Pilgrim tem tudo para entrar na história do cinema contemporâneo e é um filme divertidíssimo que mexe com tudo o que é pop. Confira e dê sua opinião!



7 comentários :

Filmaço, envolvente e divertido!

Anônimo
21 de outubro de 2011 às 09:56 comment-delete

Bem legal, é uma onda as referências as outrs clássicos como Seinfield!

Graça
21 de outubro de 2011 às 09:57 comment-delete

Não é......eu adoro Seinfeld,achei sensacional!!!A abertura com a música da universal estilo 8 bits também é muito legal

21 de outubro de 2011 às 21:41 comment-delete

Eu tb gosto do filme... queria vê-lo em 3d. Os efeitos são legais!

23 de outubro de 2011 às 11:24 comment-delete

Ainda não assisti, mas pelos seus comentários deve ser interessante.

23 de outubro de 2011 às 12:59 comment-delete

Não tinha dado nada pelo filme quando ouvi a galera comentar, mesmo assim assisti e pra minha surpresa, gostei muito!

Vale a pena!!!

23 de outubro de 2011 às 17:57 comment-delete

só pra constar...a ''cidade tediosa'' em que Scott mora é Toronto. a maior cidade canadense e uma das cidades mais ricas culturalmente do mundo. Ele passa a impressão de ser uma cidade monotona porque o próprio Scott é monótono.
Enfim... o filme é ótimo e a série de graphic novels é melhor ainda!

Anônimo
26 de outubro de 2011 às 17:26 comment-delete

Postar um comentário