Cinema e Cia - Transformers 3
Ontem no InspirArte o @masterfranca mostrou as artes conceituais de Transforsmers 3 e hoje escreverei minhas impressões sobre esse grande filme que já é sucesso de bilheterias. Confira!
Bom, eu era cético quando diziam que iria se fazer um filme dos Transformers, sinceramente, não achei que sairia nada de bom e que era meio que impossível retratar a série com qualidade, mas o primeiro filme com direção de Micheal Bay e produção executiva de Spilberg nos mostrou o contrário. Com efeitos impressionantes e o elenco fazendo um ótimo trabalho, com Shia LaBeouf fazendo um papel fantástico como Sam Witwicky e uma Megan Fox trazendo todo seu carisma para o filme no papel da linda Mikaela e com os robôs sendo retratados com uma qualidade impecável em tela, logo Transformers se tornou um sucesso mundial, dando margens a continuações, logo vindo um segundo filme.
E esse mês estreou Transformers 3 – O Lado Oculto da Lua. O filme traz novamente a luta dos Autobots contra os Decepticons, só que contextualizando com alguns eventos históricos e com uma explicação até que bem feita para o início do enredo. Eles utilizaram muito bem isso no ínicio do filme e a história ficou legal, porém não dão mais enfoque na trama e todo o resto do filme é para dar foco à destruição e ao caos total. Esse é o ponto em que todos os críticos pegam no pé, o roteiro tem muitos furos, não há mais o envolvimento emocional entre as personagens, visto que tudo acontece rápido demais.
O personagem principal tem menos participação ativa nos acontecimentos, chegando a ficar apagado muitas vezes, fora o tanto de cenas completamente inúteis que há no longa, personagens que entram e saem sem importância nenhuma no contexto da trama. John Malkovich, honestamente, não sei o que foi fazer nesse filme, um personagem sem relevância alguma e os pais de Sam com aparições completamente sem sentido. Das participações novas podemos focar em Patrick Dempsey que não aparece tanto quanto deveria mas tem papel importante na história.
Então quer dizer que o filme é ruim? Não, Transformers 3 é um ótimo filme de ação e corrigiu um problema que me incomodava muito nos anteriores: as lutas dos Autobots e Decepticons, que no início não eram muito nítidas, não dava para distinguir direito os golpes, e nesse terceiro filme as lutas são completamente fantásticas, com cenas de tirar o fôlego e os robôs mais bem feitos do que nunca.
Os humanos dessa vez tem papel mais ativo nas lutas e não ficam só olhando e esperando os Autobots resolverem tudo, pelo contrário, eles tem participação efetiva na batalha e por isso também que Sam está apagado, pois agora há também vários outros humanos fazendo parte da trama central (se é que existe alguma). Nesse filme, Michael Bay faz o que ele sabe fazer de melhor, cenas de ação grandiosas e explosões, até porque você já tem envolvimento com a história, já sabe quem é quem e não precisa mais de narrativa explicativa para conhecer as personagens (apesar da nova namorada de Sam ser jogada na história com uma explicação extremamente rápida e apressada, ela mostra que há Transformers sem Megan Fox).
Se esse fosse o primeiro filme de Transformers e eu não tivesse visto nada disso antes, seria o melhor filme da série, porque é o mais impressionante. Mas eu prefiro o primeiro de fato, pois possui um enredo muito melhor, amarrado e explicativo, esse longa tem as melhores cenas de ação da franquia, tanto com os humanos quanto com os robôs. Por esses motivos, eu dou nota 8,00 ao filme, ele me apresentou o que eu já sabia e esperava, e com muita qualidade, diga-se de passagem. Parece realmente que o roteiro não vai mais além disso, não pelo menos com esse diretor, penso que se quiserem fazer outro filme, tem que renovar a franquia, porque esse filme, imagino eu, está ótimo para fechar o ciclo. Ainda mais, não adianta criticar Michael Bay porquanto já sabemos que os filmes dele são isso, todos adoram e houve gente que aplaudiu ao fim do filme. Portanto vá com um olhar menos crítico e se divirta, pois eu me diverti muito. Transformers 3 vale o ingresso e já é sucesso de bilheteria no mundo inteiro!
0 comentários :
Postar um comentário