Cinema e Cia- O Rei Leão


E em comemoração do relançamento deste grande clássico nos cinemas mundiais em 3D, hoje vamos falar de O Rei Leão.

Antes de vocês lerem isso, peço que vão ao vídeo no fim do post e assistam. Pronto? Só por essa cena já valia fazer um Cinema e Cia do Rei Leão. Essa abertura é uma das cenas mais fantásticas da história do cinema, por seu visual perfeito, pelo significado dela no filme e pela trilha sonora espetacular! Pra quem não sabe, saiu a notícia que o filme será relançado em 3D e será exibido nos cinemas de todo o mundo. Aqui no Brasil ele será exibido em alguns cinemas e chega por aqui no dia 26 de agosto!

O Rei Leão é um dos maiores sucessos da Disney, e faz parte da “era de ouro” da empresa. O filme rendeu 312 milhões só nos EUA e foi a animação de maior bilheteria até recentemente. Tudo isso devemos agradecer muito a Don Han (produtor) que conseguiu convencer a empresa a fazer o filme, pois o projeto de fazer O Rei Leão estava totalmente desacreditado. Han batalhou pelo projeto e conseguiu trazer Elthon John e Hans Zimmer para compor a trilha do filme.E aí estava um dos maiores trunfos de O Rei Leão que é a trilha sonora. Se você assistir o filme de olhos fechados você consegue visualizar cada cena, consegue se emocionar e ser colocado na atmosfera do filme! Não é a toa que o CD da trilha sonora vendeu mais de 25 milhões em todo o mundo e ela ganhou 2 Oscars e 3 Globos de ouro.

A história de O Rei Leão tem grande influência de Hamlet, de Shakespeare (a história de um jovem príncipe cujo tio assume o reino após matar seu pai .), e grande semelhança com o anime Kimba - O leão branco (semelhança é pouco). Ele foi tratado com muito carinho pela equipe que trabalhou nele, pois eles tinham que provar para Disney que eles estavam certos em fazer o projeto. Alguns animadores viajaram para África com o intuito de reproduzir com maior fidelidade o cenário, e vocês podem ver esse cuidado em todo o filme, nos cenários, no pôr do sol, no dialeto cantado na abertura, que tem significado de saudação ao novo rei: o rei está chegando, preparem-se para a chegada do rei, etc. E colocar isso numa linguagem local foi sensacional e é uma das coisas que mais marcam no longa!


O filme nos apresenta uma história maravilhosa e personagens fantásticos. Mufasa interpretado pelo maravilhoso dublador Paulo Flores é a maior figura do rei que eu já vi em todo cinema e um pai ao qual me espelho. Ao mesmo tempo em que ele é forte e imponente, ele também é amável e gentil com sua família e súditos. A cena que mais descreve a personaliade de Mufasa é a qual ele resgata Simba e Nala, que foram ao cemitério desobedecendo suas ordens e ele diz que seu filho precisa de uma lição, você logo pensa em uma surra ou castigo severo, mas Mufasa conversa com seu filho e mostra a irresponsabilidade que ele cometeu, pois ali ele não só falava com seu filho mas preparava-o para ser um rei, ao mesmo tempo que ele começa a brincar com Simba e admite ter tido medo de perdê-lo, ali o rei abandona sua imponência e admite sua fragilidade e seu amor pelo filho. Isso é de uma sensibilidade tremenda e mostra a maior mensagem do longa.


Scar (Jorge Ramos) é totalmente o oposto do irmão, invejoso, ambicioso, maléfico. Ao aparecer tudo muda, trilha, fotografia, o andar, a juba e junto com as hienas Banzai ( Hercules Fernando), Shenzi ( Carmen Sheila) e Ed ( Jim Cummings) são os vilões do filme. Tudo na trama serve para preparar a personalidade de Simba ( Garcia Júnior-simba dulto) pois ele é o personagem principal da história. Porém só passa a assumir essa posição após a cena mais emocionante do filme que é a morte de Mufasa, que foi a 1° morte de um personagem da Disney explícita. A cena do estouro da manada levou três anos para ficar pronta. A imagem de Simba tentando reanimar o pai, puxando sua orelha e ele sem se mexer é de tirar lágrimas de qualquer um.
Mas logo após isso somos apresentados aos dois personagens mais engraçados de todo o filme, senão de toda Disney, que são Timão (Pedro Lopes) e Pumba (Mauro Ramos) que com seu lema Hakuna Matata dão a Simba novo ânimo para continuar e a nós muita diversão.


O Rei Leão nos dá muitas cenas marcantes e ensinamentos valiosos: a cena em que Simba vê a imagem do pai e ele lhe diz: "lembre-se de quem você é", ou seja, enfrente suas responsabilidades e volte pro seu reino que o seu povo precisa de você. Quando Simba olha para água e enxerga o reflexo do pai, e Rafiki (Pietro Mário) dá uma paulada na cabeça de Simba e depois repete o movimento e Simba se esquiva, também é uma analogia fantástica. Mostra que você é o reflexo de seu pai, dos valores, dos ensinamentos, mostra que Mufasa vive dentro dele e ele pode encontrá-lo à hora que quiser, é só olhar para dentro de si mesmo, mostrando que você pode fugir do passado ou aprender com ele. Lembre-se de quem você é, resgate a si mesmo e retome a sua vida, pra quem perdeu uma pessoa querida, seja por ela estar longe, ou por ele ter partido se emociona com certeza e consegue entender a mensagem passada.

O filme nos fala sobre amor, de pai e filho, de amizade que vira amor (Nala e Simba), de como é importante dizer eu te amo e demonstrar afeto ao seu pai ou a uma pessoa querida, pois pode ser sua última chance de fazer isso, nós nunca estamos preparados para a morte de alguém e isso não é ser fraco ou  vergonhoso como vemos com Mufasa. Nos mostra com Timão e Pumba como é importante o papel do amigo quando você está  num momento difícil. E é por isso que esse filme nunca envelhece, porque trata de valores que jamais ficarão velhos!











17 comentários :

Este comentário foi removido pelo autor.

1 de julho de 2011 às 01:30 comment-delete

Pra quem gosta de O rei leão: http://www.cinemacomrapadura.com.br/rapaduracast/?p=3870 muito bom mesmo!!!recomendo...

1 de julho de 2011 às 01:31 comment-delete

Caramba rafa, fiquei sem palavras... pow acho q estou passando por uma fase muito sentimental, pow eu me emocionei só de rever essa abertura do ciclo da vida, na moral pow. mas vamos lá!

primeiramente quero dizer Parabéns²(ao quadrado)por ter feito o poste de Rei Leão realmente é um filme que merecia está aqui no Cia, cara não sei o que dizer, você me fez relembrar de todas as cenas do filme que estava meio esquecidas dentro de mim pow, você descreveu Scar igualzinho que ele é, o puro oposto de Mufasa.
essas trilhas sonoras, elas são perfeitas para as cenas que foram colocadas, da muito emoção só de lembrar isso!
quero deixa bem claro rafa! PARABÉNS porem...

"PERDOI-ME POR NÃO PULAR DE ALEGRIA, MINHAS COSTAS DOEM"

1 de julho de 2011 às 07:54 comment-delete

Sensacional!!!!!!!!!!!!! Rei Leão é um filme me emociona até hoje.

@edsonvinicius_
1 de julho de 2011 às 11:07 comment-delete

Caraca, Rei Leão é show! Sempre gostei, marcou minha infância, muito bom mesmo! @rafamelohp que é que faz essas artes que sempre começam os posts do Cinema e Cia? Fodásticas, sempre com o mesmo padrão mas nunca se repetem!

Sabrosa!
1 de julho de 2011 às 17:59 comment-delete

rei leão é mesmo fantástico!!
quem faz as artes é @dinhodelima ^ ^

1 de julho de 2011 às 19:00 comment-delete

Hakuna Matata! Rei leão é mto bom!

Anônimo
1 de julho de 2011 às 20:18 comment-delete

Esse filme marcou a minha infância... Muito bom. Lembro que eu assistia o filme varias vezes.

@ZinhoOficial
1 de julho de 2011 às 21:15 comment-delete

Esse filme é ótimo,ele sempre vai encantar várias gerações . Sou muitoo muitoo fã do Rei Leão !
Gostei muito do texto,e o começo do filme sempre me encanta e fascina.

@_mcarollina .

Anônimo
2 de julho de 2011 às 12:46 comment-delete

"The lion King"
um dos melhores filmes qu eu hja ví!
A abertura deles encantam qlq um !
Muito boa o post do cara =)
by_Natalia Ramos (Prima de @rafaPROJECT_ )

Anônimo
2 de julho de 2011 às 23:21 comment-delete

O melhor post até agora!

2 de julho de 2011 às 23:45 comment-delete

Realmente o filme “O Rei Leão” foi e sempre será um ícone que marcou o nosso tempo.
Foi uma animação bem representada, a trilha sonora, a história maravilhosa e principalmente os personagens fantásticos; o rei Mufasa, a rainha Sarabi, e o herdeiro do trono, Simba que recebe a bênção do sábio babuíno Rafiki, a leoa Nala, e também os dois personagens que não podemos esquecer Timão e o atrapalhado PUMBA que possui um espírito amigável e cheio de energia, Zazu o conselheiro de confiança de (Mufasa), e não menos o egoísta, maléfico Scar irmão mais novo de (Mufasa), e seu três hienas, Banzai, Shenzi e o risonho Ed.
É de fato foi uma super produção da Walt Disney Pictures, que na época, só nos E.U.A rendeu cerca de 312 milhões .
Portanto agradeço a @rafamelohp que nos privilegiou com essa postagem maravilhosa do Rei Leão. Espero que ele ou tantos outros postem mais filmes marcantes.

Sou eu Rafaaa, "BINHO"

Anônimo
3 de julho de 2011 às 10:36 comment-delete

como sempre escrevendo muitoooo bem ótimo post rafa rafa =p , mas vc sabe minha opinião em relação ao filme...
hehehe

subliminarrrrrrrr ...

3 de julho de 2011 às 14:49 comment-delete

Rafa, eu acho que essa foi a melhor postagem que já li aqui.
Qualquer um vê o quanto tu és fã desse filme. Concordo plenamente que a cena que o Simba tenta reanimar o pai arranca lágrimas de todos, só de lembrar já emociona.
Tou ansiosa pra assitr em 3D!

3 de julho de 2011 às 23:11 comment-delete

pow cara eu sou uma grande fã do rei leao

4 de julho de 2011 às 10:30 comment-delete

"lembre-se de quem você é", é tô precisando disso hoje... Lembrei do meu sobrinho e como ele precisa de mim p não perder alguns valores colocados neste filme...Lembrei tambem do meu cachorrinho, não sei pq, acho q p causa da cena exibida... Muito bem filhote...

7 de julho de 2011 às 15:36 comment-delete

Olá, autor!

Não o conheço, mas sei que temos em comum a paixão pelo Rei Leão. Nunca vi antes esse meu adorado desenho tão bem traduzido em palavras. Você escreveu tudo o que eu penso sobre ele. Desenho maravilho, post maravilhoso!!!
Parabéns!!!

Brynda Calessa.

Anônimo
20 de novembro de 2011 às 11:17 comment-delete

Postar um comentário