Cinema e Cia - Cavaleiro das Trevas - Parte I
Hoje vamos falar da adaptação de uma das maiores HQs de todos os tempos – Batman O Cavaleiro das Trevas –Parte I
Se tem uma coisa que a DC vem fazendo muito bem, são as suas animações, infelizmente eles anunciaram o fechamento deste setor de animações direto para home vídeo, por não estar gerando os lucros esperados, mas antes de fechar eles produziriam o ”último” trabalho do estúdio e esse trabalho nada mais nada menos seria a adaptação do Cavaleiro das Trevas de Frank Miller, um marco da história dos quadrinhos.
A dúvida era se seria possível transpor para as telas toda a mensagem da narrativa? E a violência, seria amenizada? Bom, o que eu posso dizer é que a animação está longe de todo o brilhantismo da HQ, apesar deles terem sido bem fiéis e praticamente transpor o quadrinho para a tela, não tem como passar 100% do espirito da obra, até porque uma das principais inovações da HQ e que ditava o ritmo de como a história seria contada era a narrativa gráfica, e esta não pode ser reproduzida da mesma forma.
A animação não é ruim, o estúdio se esforçou bastante para manter o mais fiel possível, inclusive mantendo a violência nas cenas de ação, a luta contra o líder mutante por exemplo, continua bem pesada. O desenho tem uma qualidade visual bem grande e ainda conta com a voz de Márcio Seixas ( Batman sem a voz dele não é Batman). A questão é que não tem como fazer uma obra destas com o mesmo brilhantismo da HQ porque muito da narrativa construída pela obra depende da estrutura dos quadrinhos, então simplesmente transpor uma para outra não funciona tão perfeitamente assim.
Eu me diverti bastante, as lutas são maravilhosas, tem alguns diálogos muito bons, os personagens estão todos lá, o Coringa catatônico, o duas caras e os mutantes, e vi ainda que a DC fez de tudo para agradar os fãs (talvez tenha pecado um pouco nisso). Recomendo muito, é uma boa animação, deixa a desejar pelo tamanho da obra para a história dos quadrinhos mas ainda sim é divertida e bem feita.
0 comentários :
Postar um comentário