Cinema e Cia - Avatar - A Lenda de Aang

Hoje vamos aplaudir uma das maiores animações da história - Avatar A Lenda de Aang



Eu não sei se estou ficando velho ou se a qualidade dos desenhos realmente está diminuindo, fato é que hoje em dia é raríssimo ser exibido na TV, um desenho que se destaque pela qualidade.  Animes saem a todo momento, o mercado está inflado, mas poucos se salvam a qualidade. Os desenhos parecem não mais ter a “poesia” que tinham antes, ninguém mais lembra a abertura de um desenho que passe atualmente na TV, ninguém lembra da trilha sonora de nada de hoje em dia. E pra quem viveu a década de 80/90 sabe do que eu to falando. Ainda sabem cantar as músicas de Cavaleiros do Zodíaco, Yuyu Hakusho e vários outros.

Porém hora ou outra aparece alguma coisa diferente em meio a esse mercado inchado de porcaria, e Avatar é uma dessas exceções. Assim que vi Avatar, percebi o cuidado com a animação, que tinha fortes traços nipo-americanos e um visual de cair o queixo. O roteiro da série e a forma com a qual ela é conduzida é tão fascinante, que ao término da série e vendo toda a mitologia construída no decorrer das temporadas, imediatamente pensei: isso daria um belo filme (pena que não foi assim).

Porque o roteiro é de um filme, de uma superprodução, todos os personagens são bem trabalhados, desde o protagonista que tem um carisma incrível até  o antagonista, com toda uma história familiar de pano de fundo para suas ambições. Dramas familiares, traumas, religião, ditadura da força, guerras políticas, cultura, tudo isso faz parte do universo de Aang.

Há muito tempo não via lutas tão plásticas, de um visual absurdo e uma coreografia digna dos melhores filmes de kung fu. Os criadores da série, Dimartino e Konietzko , basearam-se na cultura oriental, indígena e esquimó, e tiveram todo o cuidado de pesquisarem sobre os  costumes, linguagem , religiões e vários outros elementos que só fazem enriquecer esse universo fantástico


Vale a pena reparar na abertura dos episódios nas coreografias feitas pelos representantes das quatro nações durante a dobra dos elementos, é realmente lindo. E na luta final de Aang contra o senhor do fogo, culminando numa cena épica e um final digno de uma série desta grandeza! Os roteiristas merecem ser aplaudidos, mostraram como se fazer uma série!


Os efeitos sonoros de Avatar, são de um cuidado ímpar, e sua trilha sonora composta por  Jeremy Zuckerman e Benjamin Wynn é algo a se aplaudir.Esses detalhes todos ajudaram a construir essa animação que fez um sucesso absurdo.

Uma abordagem séria, humor usado de maneira certa, personagens bem aprofundados, visual e sonoridade de primeira qualidade, Avatar está na lista das melhores animações que já assisti na vida. Se você não viu, corra, procure, assista , porque você não vai se arrepender. E você, o que acha de Avatar? Qual animação está na sua lista de prediletas? Deixe sua opinião também!



6 comentários :

Gosto demais de Avatar! Fui ao cinema assistir o filme e é muito bom também! Pensei que o roteiro do filme fosse explorar as 3 temporadas mas ficou só na primeira. Mas achei muito bom. A continuação do desenho (A lenda de Korra) já terminou a primeira temporada e mantém a mesma qualidade do anterior e se passa 70 anos depois da história de Aang. Vale a pena assistir: http://migre.me/ajXaS

17 de agosto de 2012 às 08:40 comment-delete

Avatar <3 
Dessa leva de desenhos mais atuais, realmente foi o mais legal. Queria mesmo ver a continuação no cinema, mas não teve muita apreciação do público. Eu adorei o filme, mas muitos dos mais viciados queriam algo mais bem caprichado (eu achei legal e não reclamo), e os que não conheciam, acharam-no sem graça (pelo menos as pessoas que conheço disseram isso). Pena, de fato.
Esperemos que ainda reste alguma esperança.

(E Marcelo Costa, eu não conhecia essa continuação aí não. Vou ver :D)

Rebeca Ventura
17 de agosto de 2012 às 08:54 comment-delete

 O desenho é muito bom, muito divertido. Mas o filme não tem a mesma pegada, é mto ruim Marcelo!

17 de agosto de 2012 às 08:59 comment-delete

Eu achei o filme muito ruim Marcelo rsrsrsrs.

17 de agosto de 2012 às 17:52 comment-delete

Esperamos que reste uma esperança sim : )
A história merece uma segunda chance ^^

17 de agosto de 2012 às 17:53 comment-delete

Pelo que vi A Lenda de Korra tem tudo pra ser uma bela continuação. Deu vontade de acompanhar.

18 de agosto de 2012 às 01:10 comment-delete

Postar um comentário